Com uma palestra sobre Políticas Nacionais de Transporte Escolar, foi aberto, nessa terça-feira (6), o “Encontro de Formação para Gestores(as) do Transporte Escolar, Conselheiros(as) Cacs Fundeb e Conselheiros (as) Municipais de Educação” do Cecate Sudeste. O evento foi realizado no auditório do Centro de Convenções da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e reuniu representantes de vários municípios.
A subsecretária de Gestão Operacional, Catia Mello, representou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Marcelo Feres. Além da subsecretária, compuseram a mesa o professor da Uenf, João Carlos de Aquino Almeida, que representou a reitora da universidade, Rosana Rodrigues; o coordenador da Seccional UNCME/RJ, Jorge Roberto França Fernandes; e a coordenadora geral do Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar - Região Sudeste, Renata Carmo de Oliveira.
O evento foi aberto pelo professor João Carlos de Aquino, que parabenizou a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) pela organização do evento e pela iniciativa de proporcionar a formação continuada em diálogo entre gestores e conselheiros.
"Esse encontro representa uma iniciativa estratégica para o fortalecimento da educação pública na região sudeste. Eventos como esse são fundamentais para capacitar os gestores, promovendo uma gestão mais eficiente e adaptadas à realidade de cada município", disse o professor.
Já Catia Mello ressaltou que é uma honra para Campos ser o município sede desse momento importante para a troca de experiências. Ela disse ainda que o encontro regional é uma oportunidade valiosa para o intercâmbio de experiências entre os municípios e o fortalecimento da atuação técnica dos profissionais que lidam diariamente com os desafios da oferta de transporte escolar. Para a subsecretária, além de qualificar as equipes, o evento também contribuiu para consolidar práticas de gestão mais eficazes, garantindo maior eficiência na utilização dos recursos públicos e melhor atendimento aos estudantes.
"O transporte, para nós, é mais que uma logística de deslocamento, ele representa o caminho que garante o acesso aos nossos estudantes, um direito fundamental à educação. Sabemos dos muitos desafios que são enfrentados diariamente por quem está na ponta. Campos é conhecido por uma vasta extensão territorial e nós aqui temos em torno de 53 mil alunos. E fazer esse processo de deslocamento desses alunos, para que eles tenham acesso à educação, é um grande desafio.Que esta seja uma jornada de aprendizado mútuo, alinhamento técnico e fortalecimento das redes municipais, em prol de uma educação mais acessível e de qualidade para todos", disse Catia.
Para Renata, o encontro representa um dia de muita discussão, conhecimento e um momento bastante profícuo para discutir políticas públicas voltadas à educação.
"O Cecat Sudeste, quer trazer essa experiência, compartilhar as experiências de vocês para que a gente possa efetivamente utilizar os recursos que estão à disposição dos municípios", disse Renata.
Já Jorge Roberto ressaltou que durante o dia o destaque é falar sobre a política pública do transporte escolar, que é um direito de todos à educação.
"Nenhuma criança deve ficar fora da escola, e a atenção ao veículo adequado é muito importante nesse processo. Precisamos conhecer a realidade do nosso município, por isso é importante essas formações, pois o nosso conselheiro retorna para o município com esse olhar diferenciado, entendendo que o transporte não é só número, é um recurso que deve ser muito bem utilizado e investido pelo município porque não adianta eu pedir um barco escolar se a realidade do município não é essa", explicou Jorge.
PALESTRA
A palestra de abertura foi ministrada pelos professores, Vlademir Marim, coordenador de Formação e Avaliação do Programa Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar (Cecate Sudeste), e Fernanda Ferreira, coordenadora da área de Política e Gestão financeira do Programa Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar.
"Vamos mostrar o cenário de onde estamos, o que é o FNDE, onde nós estamos nesse cenário, onde a Universidade Federal de Uberlândia aparece dentro desse cenário do sudeste. No segundo momento, falar da proposta da política do Pnate, e dentro dessa política entender um pouco dessa história e onde ela é inserida dentro das políticas públicas brasileiras, da educação, do transporte escolar, prestação de contas; como se acessa essa política, e vamos fazer algumas inserções dialogadas, alguns casos reais que acontecem em alguns municípios", ressaltou Vlademir.
A ação conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, por meio da Subsecretaria de Gestão Operacional. O objetivo é aprimorar a gestão dos programas federais Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e Caminho da Escola, fortalecendo a atuação dos gestores municipais, conselheiros do Cacs-Fundeb e dos Conselhos Municipais de Educação dos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Representando Campos, estavam presentes no encontro o coordenador de Transportes da Seduct, Vagner Santiago Barcelos; o supervisor Raphael Sardinha e a presidente do Cacs e representante do Conselho Municipal de Educação (CME), Elaine Cristina Reis da Silva.
Ela ressaltou que a formação foi de grande importância para o debate entre os diversos municípios participantes.
"Tivemos a oportunidade de compartilhar nossas realidades e trocar experiências e soluções sobre o transporte escolar. Muitas dúvidas foram esclarecidas em relação aos diferentes programas de transporte, todos voltados para o atendimento aos alunos, com o objetivo principal de combater a evasão escolar. Foi ressaltada a importância de oferecer condições para que os estudantes, especialmente os da zona rural, possam chegar às escolas por meio de um transporte de qualidade, garantindo sua permanência. Além disso, destacou-se o compromisso com a acessibilidade para os alunos com necessidades especiais”, contou Elaine.
O encontro foi realizado durante todo o dia e na parte da tarde os participantes foram divididos em dois grupos: Agentes responsáveis pelo Transporte Escolar dos municípios e Conselheiros(as) Municipais de Educação e Cacs-Fundeb. Os Agentes responsáveis pelo Transporte Escolar dos municípios participaram de um treinamento do uso do Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE) e os conselheiros de uma Reunião da Gestão do CECATE Sudeste.