“Ser Guarda Civil Municipal é motivo de orgulho. Estamos vendo avanços importantes: foram mais treinamentos, melhores condições de trabalho, equipamentos modernos e mais respeito pela nossa profissão. Tudo isso faz diferença no nosso dia a dia. Hoje, me sinto mais preparada para cuidar da minha cidade. Sigo firme na missão de servir com dedicação”. Com essas palavras, a guarda municipal Penha Sterquim define seu sentimento em relação aos 23 anos em que atua na Prefeitura de Campos. Assim como ela, milhares de outros servidores concursados realizaram o sonho de trabalhar na administração pública e seguem na missão com orgulho e responsabilidade.
O comandante da Guarda, Wellington Levino, que também é servidor público municipal há 26 anos, ressalta a importância de comemorar o Dia do Trabalhador.
“Sempre comemoramos com grande empolgação o Dia do Trabalhador, tendo em vista as necessidades diárias do nosso empenho em busca de melhorias. São 26 anos de serviço público e, desde o início, a gente tenta buscar o melhor e, nessas buscas, vamos observando evoluções. Com as novas conquistas, estamos dando aos nossos trabalhadores melhores condições de trabalho para o seu ofício na garantia da ordem e segurança para oferecer o melhor atendimento à população”, destaca.
Ele lembra da trajetória desde que ingressou na Prefeitura em 1999. “A Guarda Civil Municipal, ao longo desse tempo, vem acumulando conquistas e desenvolvendo suas atividades com muito orgulho pelos seus servidores e gestores, cada um contribuindo da sua forma para uma etapa de evolução da instituição. Hoje, temos conquistas como a estruturação do nosso Estatuto, que trouxe uma identidade eficaz, mostrando seu papel fundamental com valorização dos servidores e isso foi motivo de orgulho para toda instituição”, disse o comandante, que, nesses quase 30 anos de serviços públicos, passou por momentos de alegria, tristeza e evolução.
Entre os avanços na Guarda Civil Municipal, Levino lembra também o descongelamento da progressão funcional, a aquisição de novos uniformes e de equipamentos modernos incluindo para o setor de fisioterapia, aumentando a qualidade e a quantidade de atendimentos; e modernização da frota, assim como aconteceu em vários órgãos da Prefeitura; e aquisição de rádio comunicadores. Através do Pronasci, o convênio possibilitou a realização de cursos com Bolsa Formação.
“Tivemos oportunidade de firmar convênios com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, trazendo para o nosso município seis automóveis, para atender no trânsito e mobilidade, além de motocicletas e 50 câmeras corporais para atender o Grupamento da Ronda Escolar e, ainda, adesão ao programa Habite Seguro para a aquisição da primeira casa própria e, ainda, os rádio comunicadores, que atendem na garantia da segurança, porque as informações são em rede e todos podem acompanhar em tempo real”, disse o comandante, que também falou sobre a expectativa da chegada de mais de três veículos SUV para atender no patrulhamento escolar e seis motocicletas modernas para o patrulhamento diário, além dos veículos adquiridos com recursos do Tesouro Municipal.
Além de empregar servidores, pagando em dia e dentro do mês trabalhado, conforme acordado previamente, a Prefeitura de Campos também contribui para a geração e manutenção de empregos em diferentes setores da economia. Ao liberar, por mês, mais de R$ 100 milhões com a folha de pagamento e contratar serviços, através de licitação, a Prefeitura aquece a economia e contribui para gerar e manter milhares de empregos formais. Além disso, através de suas secretarias e subsecretarias, oferece cursos de capacitação, preparando mão de obra capacitada para o mercado de trabalho e, ainda, disponibiliza vagas de emprego, por semana, no Espaço da Oportunidade, contribuindo para a ocupação de trabalhadores no mercado de trabalho.
Neste 1º de Maio, Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Campos destaca a importância de servidores municipais e colaboradores que contribuem para melhor atendimento e assistência à população que utiliza os equipamentos da administração municipal e, ainda, que fazem a máquina administrativa funcionar.
“Vale ressaltar que, quando vamos em unidades de saúde, escolas e creches, são os servidores municipais que estão lá na ponta atendendo. Quando os coletores de resíduos fazem a coleta em nossa rua, são colaboradores da Prefeitura atuando, através de empresa contratada, e assim acontece com outros serviços. Nosso município é o maior do interior do estado em extensão territorial e temos servidores em todas as regiões: área central, que inclui os bairros periféricos, Baixada Campista, Região Norte. Em cada localidade e distrito, tem um equipamento da Prefeitura e um servidor atendendo à população”, informa o secretário de Administração e Recursos Humanos, Fellipe Augusto Almeida.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Campos também realizou três concursos públicos, contemplando nove carreiras e fazendo com que o quadro permanente se atualize e, ainda, com que centenas de aprovados realizem o sonho da estabilidade ao trabalhar no serviço público. Além de atualizar e recompor o quadro permanente de servidores, já que muitos estão em processo de aposentadoria, os concursos também contribuem para o cumprimento de princípios como transparência e eficiência na Administração Pública, garantindo a todos o direito de ingressar na Prefeitura e conquistar a tão sonhada estabilidade.
“A folha salarial da Prefeitura contribui para o desempenho de geração e permanência de vagas em setores como o comércio. Este mês, em especial, pelo Dia das Mães, comemorado no segundo domingo do mês de maio. Além do comércio, outros setores também são contemplados, porque tem o setor de serviços, que lidera nosso ranking na geração de empregos, seguido por Construção Civil e Agropecuária, conforme dados do primeiro bimestre do ano”, informa o diretor de Indicadores Econômicos e Sociais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campos, o economista Ranulfo Vidigal.
O economista também destaca a importância da mão de obra campista. “A força de trabalho campista em atividade, da ordem de 150 mil chefes de família, gera a riqueza da cidade. Movimenta uma massa salarial mensal de R$ 500 milhões. Como cidade média, somos a maior economia do interior fluminense”, finaliza Ranulfo.