A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Vigilância Sanitária Municipal (VISA) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), marcou presença no evento Prefeitura em Ação, realizado neste sábado (22), em Ururaí, oferecendo serviços à comunidade do distrito e toda região.
O CCZ disponibilizou serviços de adoção de animais, vacinação antirrábica e informações sobre o combate a roedores e animais peçonhentos. O responsável técnico pelo Canil do CCZ, o veterinário Marcelo Maeda destacou a importância dessas ações.
“Esses pets vieram de ambiente público, de vias públicas, sofrendo maus tratos, abandonados, e hoje tiveram a oportunidade de encontrar um novo lar, uma nova família, com todo o afeto necessário”, disse Maeda.
A VISA, por sua vez, apresentou materiais informativos sobre selos de inspeção e jogos educativos para crianças. Flávio Soffiati, fiscal veterinário da VISA, ressaltou a importância de educar a população sobre esses temas. “Trouxemos materiais informativos sobre os selos de inspeção e jogos educativos para as crianças, com o objetivo de conscientizar sobre a qualidade dos alimentos. Além disso, apresentamos exemplos de produtos adulterados, como mel falso e desinfetantes sem registro, e divulgamos os serviços da vigilância, incluindo o recebimento de denúncias anônimas da população, que são devidamente analisadas", destacou Flávio.
O evento também proporcionou momentos de aprendizado para crianças como Hilary, de 9 anos, e Maria Vitória, de 12 anos, que aprenderam no estande da VISA a identificar a qualidade dos alimentos. “Foi um aprendizado muito bom, não só para mim e minha amiga, quanto para todas as crianças que passaram aqui”, disse Maria Vitória.
A servidora municipal da Defesa Civil, Dagles Lopes, de 25 anos, aproveitou a oportunidade para adotar sua segunda gatinha no CCZ. Ela compartilhou sua experiência positiva com o serviço de adoção.
"Tem tanto bichinho perdido por aí, e é um amor único. A minha primeira adoção foi pouco depois da pandemia, eu estava muito sozinha em casa, e com a chegada dela o clima da casa mudou completamente. A expectativa é que a Thalia dê continuidade a esse sentimento”, disse Dagles.
Marco Antônio, morador de Ururaí, também aproveitou a proximidade do evento para vacinar seu cachorro Amarelo contra a raiva. "Fiquei sabendo que o serviço estava sendo disponibilizado aqui próximo a minha casa e resolvi trazer o Amarelo para se proteger contra a raiva, já que ele já tem 4 meses completos", disse Marco Antônio.