Notícia no detalhe
Prefeitura trabalha para sanar inadimplência de gestões passadas
Empenhada em sanar a inadimplência do município com a União, herdada de gestões anteriores, a Prefeitura de Campos deu mais um importante passo nesta quinta-feira (15). Através da Secretaria de Controle e Orçamento, o governo conseguiu finalizar o envio de relatórios para o Sistema de Coleta de Dados Contábeis (SISTN) da Caixa Econômica Federal (CEF). No sistema, não constavam informações de Campos desde 2006, apesar da obrigatoriedade prevista na Lei de Responsabilidade Fiscal. O sistema é um importante instrumento para o recebimento de recursos por municípios e estados brasileiros.
- Hoje estamos encaminhando os relatórios do exercício dos anos de 2010 e de 2011, até o terceiro bimestre. Assim que forem homologados os relatórios, a Prefeitura de Campos ficará em dia no que se refere a esta prestação de conta. Somente este ano, homologamos junto à CEF, os relatórios dos anos de 2006, 2007, 2008 e 2009. São documentos que devem ser enviados bimestralmente. Com os dados fornecidos neles, órgãos nacionais e internacionais têm condições de avaliar o comportamento de receitas e despesas da administração pública brasileira - explicou o secretário de Controle e Orçamento, Suledil Bernardino.
De acordo com o secretário, o não envio dos relatórios ao SISTN foi um dos fatores que geraram a inadimplência do governo municipal com o Cadastro Único de Convênio (CAUC), impossibilitando a obtenção de recursos via convênio com o governo federal. “Por isso, o município não pôde receber recursos para a dragagem dos canais, bem como para a aquisição dos equipamentos das UTIs do Hospital Ferreira Machado e do Hospital Geral de Guarus. Os recursos vieram via Estado, por conta da inadimplência, que continua por existirem ainda outras pendências deixadas pelas gestões passadas”, destacou Suledil.
A regularização do município no SISTN foi resultado de um trabalho coordenado pela secretaria Municipal de Controle e Orçamento, através da Diretoria Financeira, e da Superintendência de Controle de Fundos e Administração Indireta, e com apoio de estagiários da Universidade Cândido Mendes (UCAM).
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles