Notícia no detalhe
Governo se mobiliza para minimizar efeitos da seca
Nesta quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Defesa Civil começa a operar com uma balsa jogando água no Canal Campos-Macaé. O subsecretário de Defesa Civil, major Edison Pessanha, explica que o objetivo da operação é abastecer as propriedades rurais, atendendo aos agricultores e pecuaristas da Baixada Campista,irrigada pelos canais Campos-Macaé, São Bento e Coqueiro, que desaguam na Lagoa Feia. A balsa, que já está instalada no Canal Campos-Macaé, deve permanecer no local por 45 dias. O major Pessanha informa que o Rio Paraíba do Sul está numa situação crítica. A última medição apontou 5 metros e 23 centímetros.
Superbombas com capacidade de bombear 700 litros de água por segundo e 1000 litros por segundo estão sendo instaladas no Rio Paraíba do Sul para aduzir água para os canais que estão secos na área rural. Quando está com água, o fluxo contribui para melhorar a fluidez do Canal de Tocos, que contempla várias áreas plantadas, da mesma forma que ocorre com o Canal Coqueiros.
A Secretaria Municipal de Agricultura também está fazendo um trabalho de limpeza de poços para resolver o problema da seca que tem atingido o Rio Paraíba do Sul. As máquinas retroescavadeiras estão, neste momento, instaladas no Canal de Coqueiros, no cruzamento da Avenida Alberto Lamego, no Parque Califórnia. O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, explica que o objetivo do trabalho é remanejar a coroa de areia para que a água chegue à comporta e, assim, chegue ao canal.
- As duas bombas são instaladas nas comportas e fazem a tomada de água na entrada do Canal, dentro da caixa do Rio Paraíba do Sul, local que precisamos fazer uma intervenção, com apoio da Defesa Civil, para remover entulhos e sedimentos, de forma a drenar água entre o banco de areia junto da margem do rio, até a parede de transbordo da comporta. O rio Paraíba do Sul está com a cota muito baixa, a ponto do nível da água está abaixo da linha de superfície da parede de transbordo da comporta. Nosso esforço é levar água para os produtores no campo porque falta água para o gado. A água nos canais é importante para equilibar o nível do lençol freático e dessa forma asseguar a umidade mínima nas terras cultivadas __ observa Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa