Notícia no detalhe
Agentes de endemia se capacitam para uso de novo larvicida
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda (12), e estende até sexta-feria (16), o curso de capacitação para agentes de combate a endemias e supervisores de campo contra a dengue, profissionais de Campos e região. Os profissionais estão sendo treinados para usarem o novo larvicida Novaluron, que tem o dobro de eficácia para o extermínio da larva do mosquito da dengue, com agentes ativos que duram 10 dias, quando o anterior, o Diflubenzuron, durava apenas cinco, tendo ainda ação residual (após aplicação) de dois meses no combate ao transmissor.
O manuseio do novo larvicida, conforme o coordenador de Programas do CZZ, Eufrázio Lisboa, também é mais fácil, feito através de conta-gotas (uma espécie de mamadeira), o que protege os agentes de endemias do contato direto com o produto. Além disso, com o Novaluron é possível acelerar a aplicação da substância, pois ele é medido conforme a capacidade de volume do reservatório, quando antes era necessário precisar a quantidade de água encontrada nos recipientes, como caixas d´água, para preparar e aplicar uma quantidade específica do produto.
A exemplo do que a Prefeitura de Campos fez em 2009, para conter surtos de gripe suína, a Secretaria de Saúde está mobilizando municípios da região para a confecção de um protocolo de ações conjuntas, a fim de evitar uma epidemia de dengue.
“Com o uso do novo larvicida, antecipamos o controle da propagação do mosquito. Mas ainda estamos mobilizando os municípios circunvizinhos para agendar a utilização de carros fumacês e de ovitrampas, que são armadilhas especiais para colher somente os ovos do Aedes Aegypti, ao invés de desperdiçar tempo recolhendo materiais diversos, como pneus e latas. Hoje, temos uma época de seca e a dengue está controlada, mas há previsão de chuvas e, com essas ações, a tendência é que consigamos reduzir significativamente o índice de infestação da mosquito não só em Campos, mas em toda a região”, explica Eufrázio, lembrando que “a dengue é um problema social e que, para que as ações de combate ao transmissor da doença tenham sucesso, é necessário que toda a sociedade se mobilize nessa luta”.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa