Notícia no detalhe
Agentes de endemia se capacitam para uso de novo larvicida
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda (12), e estende até sexta-feria (16), o curso de capacitação para agentes de combate a endemias e supervisores de campo contra a dengue, profissionais de Campos e região. Os profissionais estão sendo treinados para usarem o novo larvicida Novaluron, que tem o dobro de eficácia para o extermínio da larva do mosquito da dengue, com agentes ativos que duram 10 dias, quando o anterior, o Diflubenzuron, durava apenas cinco, tendo ainda ação residual (após aplicação) de dois meses no combate ao transmissor.
O manuseio do novo larvicida, conforme o coordenador de Programas do CZZ, Eufrázio Lisboa, também é mais fácil, feito através de conta-gotas (uma espécie de mamadeira), o que protege os agentes de endemias do contato direto com o produto. Além disso, com o Novaluron é possível acelerar a aplicação da substância, pois ele é medido conforme a capacidade de volume do reservatório, quando antes era necessário precisar a quantidade de água encontrada nos recipientes, como caixas d´água, para preparar e aplicar uma quantidade específica do produto.
A exemplo do que a Prefeitura de Campos fez em 2009, para conter surtos de gripe suína, a Secretaria de Saúde está mobilizando municípios da região para a confecção de um protocolo de ações conjuntas, a fim de evitar uma epidemia de dengue.
“Com o uso do novo larvicida, antecipamos o controle da propagação do mosquito. Mas ainda estamos mobilizando os municípios circunvizinhos para agendar a utilização de carros fumacês e de ovitrampas, que são armadilhas especiais para colher somente os ovos do Aedes Aegypti, ao invés de desperdiçar tempo recolhendo materiais diversos, como pneus e latas. Hoje, temos uma época de seca e a dengue está controlada, mas há previsão de chuvas e, com essas ações, a tendência é que consigamos reduzir significativamente o índice de infestação da mosquito não só em Campos, mas em toda a região”, explica Eufrázio, lembrando que “a dengue é um problema social e que, para que as ações de combate ao transmissor da doença tenham sucesso, é necessário que toda a sociedade se mobilize nessa luta”.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
- 01/05/2026 09:37:22 Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
0105 09h37Festa de Santa Rita de Cássia anima Santa Cruz com três dias de fé, cultura e música
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















