Notícia no detalhe
Agentes de endemia se capacitam para uso de novo larvicida
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta segunda (12), e estende até sexta-feria (16), o curso de capacitação para agentes de combate a endemias e supervisores de campo contra a dengue, profissionais de Campos e região. Os profissionais estão sendo treinados para usarem o novo larvicida Novaluron, que tem o dobro de eficácia para o extermínio da larva do mosquito da dengue, com agentes ativos que duram 10 dias, quando o anterior, o Diflubenzuron, durava apenas cinco, tendo ainda ação residual (após aplicação) de dois meses no combate ao transmissor.
O manuseio do novo larvicida, conforme o coordenador de Programas do CZZ, Eufrázio Lisboa, também é mais fácil, feito através de conta-gotas (uma espécie de mamadeira), o que protege os agentes de endemias do contato direto com o produto. Além disso, com o Novaluron é possível acelerar a aplicação da substância, pois ele é medido conforme a capacidade de volume do reservatório, quando antes era necessário precisar a quantidade de água encontrada nos recipientes, como caixas d´água, para preparar e aplicar uma quantidade específica do produto.
A exemplo do que a Prefeitura de Campos fez em 2009, para conter surtos de gripe suína, a Secretaria de Saúde está mobilizando municípios da região para a confecção de um protocolo de ações conjuntas, a fim de evitar uma epidemia de dengue.
“Com o uso do novo larvicida, antecipamos o controle da propagação do mosquito. Mas ainda estamos mobilizando os municípios circunvizinhos para agendar a utilização de carros fumacês e de ovitrampas, que são armadilhas especiais para colher somente os ovos do Aedes Aegypti, ao invés de desperdiçar tempo recolhendo materiais diversos, como pneus e latas. Hoje, temos uma época de seca e a dengue está controlada, mas há previsão de chuvas e, com essas ações, a tendência é que consigamos reduzir significativamente o índice de infestação da mosquito não só em Campos, mas em toda a região”, explica Eufrázio, lembrando que “a dengue é um problema social e que, para que as ações de combate ao transmissor da doença tenham sucesso, é necessário que toda a sociedade se mobilize nessa luta”.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles