Notícia no detalhe
Saúde orienta para cuidados ao reaproveitar a ceia de Natal
É importante observar a aparência, cheiro, textura e sabor dos alimentos antes de consumi-los
Por: Igor Azeredo -
Foto: César Ferreira - 25/12/2024 - 11:58:09
A ceia de Natal é uma celebração especial, mas o reaproveitamento das sobras exige cuidados para evitar riscos à saúde. Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), compartilha orientações essenciais para garantir que os alimentos reaproveitados sejam consumidos com segurança, sem causar problemas digestivos.
É importante observar a aparência, cheiro, textura e sabor dos alimentos antes de consumi-los. “Se houver mudanças na cor, textura, presença de bolor ou odor desagradável, o alimento não deve ser consumido. Além disso, alimentos com textura viscosa ou pegajosa já estão deteriorados, e nunca devemos confiar no sabor quando houver sinais de estrago”, disse a médica gastropediatra, Karina Barbuto. A médica também destaca a importância de respeitar o prazo de validade. “Alimentos perecíveis podem ser consumidos por até 2-3 dias se armazenados corretamente, mas jamais após esse período”, completou.
Se alimentos estragados forem ingeridos, os sintomas mais comuns incluem náuseas, vômitos, diarreia, dores abdominais e febre. “A desidratação também pode ocorrer, com sinais como boca seca, sede intensa e diminuição da urina”, destacou a gastropediatra. Karina alerta que em casos graves, como febre alta persistente, desidratação grave ou presença de sangue nas fezes ou vômito, é fundamental procurar atendimento médico imediato.
Alguns alimentos são mais suscetíveis à deterioração, como carnes, aves, frutos do mar, laticínios, pratos com molhos à base de leite, ovos ou maionese, e sobremesas cremosas. “Esses alimentos devem ser consumidos rapidamente ou armazenados corretamente para evitar riscos de intoxicação alimentar”, explicou Karina.
Para garantir a segurança das sobras, os alimentos devem ser refrigerados imediatamente em recipientes fechados, idealmente divididos em porções menores. “Evite recipientes grandes, pois eles dificultam o resfriamento. Se não forem consumidos em até 2-3 dias, é melhor congelar e rotular os recipientes com a data do preparo para evitar confusões”, orientou a médica.
Karina Barbuto ainda alerta que misturar alimentos novos com sobras pode ser perigoso. “A contaminação cruzada é um risco sério. Alimentos mais antigos podem estragar os mais frescos e aumentar o risco de intoxicação alimentar”, concluiu a médica.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/11/2025 10:12:37 Rede municipal de ensino se prepara para a aplicação da Avaliação CAEd
- 19/11/2025 10:12:28 Segundo dia de evento pela Educação Integral é recheado de eventos
- 19/11/2025 10:12:18 Prefeito em exercício acompanha atendimento do Social + Perto em Conceição do Imbé
- 19/11/2025 10:11:26 Hemocentro de Campos funcionará durante o feriado prolongado
- 19/11/2025 10:11:12 Serviços de urgência e emergência da FMS funcionarão durante o feriado prolongado
1
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
5Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
6Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central




















