Notícia no detalhe
Arcos sobre o Canal Campos-Macaé vão melhorar paisagismo
As obras de revitalização da Nova Beira Valão (Canal Campos-Macaé) já tiveram concluídas as intervenções de infraestrutura sob o solo e as calçadas e canteiros lateriais para ajardinamento. Nesta sexta-feira já começou a ser levada para a margem do canal a estrutura metálica em forma de arco que vai suportar os cabos de sustentação das placas móveis que vão sobrepor o canal, de forma a melhorar o paisagismo na extenção compreendida entre a Ponte no Mercado Municipal até a avenida 28 de Março, compondo, assim, um novo aspecto paisagístico nas margens.
De acordo com informações do secretário de Obras e Urbanismo, César Romero Braga, ao todo serão 18 arcos, e todos serão fixados em bases estrutradas sobre estacas profundas posicionadas nas margens, de forma que nenhuma estrutura irá alterar o estado natural da caixa do canal. Ele ressalta que o estaqueamento implicou na utilização de uma técnica semelhante à utilizada para construção de pontes na referida extensão do Canal. Para minimizar os transtornos aos motoristas, moradores, comerciantes e pedestres que circulam pela área, foi utilizado um bate-estaca hidráulico especial no período das obras de infra-estrutura.César Romero explica que a estrutura metálica clocada na margem do canal nesta sexta-feira (09), é apenas o esqueleto que ainda será revestido de material especial para acabamento.
César Romero destaca que durante alguns meses, o bate-estaca fez a cravação das estacas, sem a vibração que provocam danos e sem o barulho dos bate-estacas convencionais e sem as vibrações comuns neste tipo de trabalho. "A técnica compreende a perfuração do solo sem pancadas contundentes porque faz a utilização de uma broca mecânica especial, conhecida por “pirulito”, detalhou.
Em toda margem, no referido trecho já foram construídas novas calçadas marginais, no formato passeio público ou calçadão com curvas sinuosas que serão margeadas pelos jardins, e que vão proporcionar acessibilidade para os pedestres que, finalmente, terão condições de transitar em segurança nas margens do Canal. Antes, os pedestres corriam risco, em função do assoreamento que durante as últimas décadas aconteceram sob as calçadas, em função dos rompimentos de redes de esgoto clandestinas que eram lançadas na margem do canal.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia