Notícia no detalhe
CCZ promove neste sábado o Dia de Mobilização Nacional contra a Dengue
Evento também contará com ações do Dezembro Verde no combate ao abandono de animais
Por: Cássio Peixoto -
Foto: Vadinho Ferreira / Divulgação - 13/12/2024 - 12:59:17
O Centro de Controle de Zoonoses de Campos promove neste sábado (14), na Praça do Liceu, o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue. O evento é uma iniciativa do Ministério da Saúde que pretende unir governo, estados, municípios, agentes comunitários e de combate às endemias, profissionais da saúde e toda a população para reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti.
O Dia D contará com uma campanha de conscientização e engajamento da população para prevenir os focos do mosquito e fortalecer a responsabilidade coletiva no combate ao agente transmissor. Segundo dados do Ministério da Saúde e também do CCZ Campos, cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro dos quintais e das casas habitadas, o que evidencia a importância do cuidado da população com a eliminação dos criadouros.
Para o diretor do CCZ Campos, Carlos Morales, o momento para chamar a população para a prevenção é agora. “Esse é o melhor momento para prevenir uma epidemia que pode acontecer no início do ano com o clima alternado entre chuva e dias ensolarados. Só depende de nós trabalhar para manter o índice de infestação o mais baixo possível”, destacou.
A mobilização chama a população para que ela contribua com ações simples, como retirar de casa todos os objetos inservíveis que possam acumular água, e modificar qualquer ambiente que pode se transformar num foco de proliferação do mosquito Aedes aegypti.
O Dia D começa às 9h na Praça do Liceu, com mais de 50 agentes de combate a endemias trabalhando na panfletagem e educação em saúde com a população.
DEZEMBRO VERDE — Paralelamente ao Dia D da Dengue, que acontecerá na Praça do Liceu, o CCZ vai promover na Vila Maria, durante a tradicional Feira Brota, a ação de Dezembro Verde, que visa combater o abandono de animais domésticos.
O mês de dezembro foi escolhido para a campanha devido à proximidade com o Dia Internacional dos Direitos dos Animais, celebrado em 10 de dezembro. Durante o evento, que começa às 9h e termina às 14h, dentro da Villa Maria, haverá diversas atividades, como vacinação antirrábica, campanhas de conscientização e adoção de animais de estimação. O CCZ montará um estande com os animais e panfletos e cartilhas educativas.
Últimas Notícias adicionadas
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18