Notícia no detalhe
Envelhecer com saúde é tema de palestra para idosos
Dezenas de idosos participaram na tarde desta segunda-feira (5), no auditório da Santa Casa de Misericórdia de Campos, da palestra com a coordenadora do Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson (CDAP), Débora Casarsa, com o tema "Envelhecer com Saúde". A médica tirou dúvidas, falou de algumas doenças que acometem os idosos e sobre como levar uma vida saudável e ativa, sem dar espaço à depressão e à ociosidade. A palestra fez parte da programação do Mês do Idoso.
Entre os assuntos abordados, a médica explicou os cuidados necessários para evitar quedas e, conseqüentemente, fraturar o fêmur, mais comum em pessoas acima dos 60 anos. "É muito comum idoso cair e fraturar os ossos. Os cuidados devem ser redobrados, dentro de casa ou na rua. Além disso, é indispensável nessa idade praticar uma atividade física. Para quem tem osteoporose, o mais indicado é a musculação, com orientação profissional, além de hidroginástica, em piscina aquecida e caminhada", explicou.
Em relação às doenças, Débora citou a depressão, doença de Alzheimer e Parkinson, comuns na terceira idade, embora não tipicamente da idade. "A doença de Alzheimer acomete a memória recente, já no caso da doença de Parkinson a memória fica intacta, mas o corpo não responde as ordens, além do tremor, falta de expressão facial, rigidez, diminuição do tom da voz", citou.
Últimas Notícias adicionadas
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















