Notícia no detalhe
Solar Visconde de Araruama é patrimônio cultural de Campos
O Solar Visconde de Araruama, que está passando por um amplo processo de restauração, vai devolver a Campos um espaço que é patrimônio cultural do município. O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, salienta quanto à importância do museu para o município. “O nosso sonho só se concebe, agora, no governo da Prefeita Rosinha Garotinho. Acredito que será um grande investimento para Campos. Todo trabalho de reconstituição do Visconde de Araruama é artesanal, programado, estudado e muito bem pensado”, finalizou.
A primeira etapa das obras foi iniciada em 2008, quando foi realizada a reforma do telhado do museu. No fim de 2009, as obras foram retomadas, no entanto, somente em 2010, a restauração do interior do local começou a ser realizada. O museu conta com, aproximadamente, 40 cômodos, distribuídos em dois andares. Um dos cômodos, denominado Sala Dourada, é parcialmente revestida de folhas de ouro.
Cerca de 35 pedreiros, carpinteiros, marceneiros e artistas plásticos trabalham na restauração. Todo piso, forro e alvenarias já foi renovado. As paredes já receberam o revestimento necessário e a pintura também foi recuperada. As colunas marmorizadas estão sendo reproduzidas e algumas pinturas, que já estavam apagadas, são refeitas conforme a original. Aparelhos de ar condicionado já foram instalados.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/10/2025 08:45:21 Alunos da Escola Albertina Azeredo Venâncio realizaram city tour na Baixada Campista
- 21/10/2025 18:11:02 Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia valoriza parceria entre escola e pesquisa
- 21/10/2025 16:22:42 Espaço da Oportunidade com 602 vagas de emprego neste início de semana
- 21/10/2025 15:49:09 Saúde promove capacitação sobre Biossegurança e Esterilização na Odontologia
- 21/10/2025 13:23:31 II Mostra de Robótica leva inovação e sustentabilidade ao Jardim São Benedito
Alunos da Escola Albertina Azeredo Venâncio realizaram city tour na Baixada Campista
2110 18h11Abertura da Semana de Ciência e Tecnologia valoriza parceria entre escola e pesquisa
2110 16h22Espaço da Oportunidade com 602 vagas de emprego neste início de semana
2110 15h49Saúde promove capacitação sobre Biossegurança e Esterilização na Odontologia
2110 13h23II Mostra de Robótica leva inovação e sustentabilidade ao Jardim São Benedito
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município