Notícia no detalhe
Campos alcança categorização B no Mapa do Turismo
O município possui uma diversidade de atrativos turísticos: belezas naturais e históricas, agroturismo, gastronomia de alto padrão e tradições religiosas centenárias
O município de Campos alcançou, nos últimos quatro anos, a categorização B no Mapa de Turismo do Ministério do Turismo, o que significa que hoje se enquadra em uma cidade de grande potencial do setor. A classificação vai de A a E. Nessa categorização, são avaliados infraestrutura, atrativos, cultura, potencial cultural, histórico e natural. Acima de Campos, estão cidades consolidadas no setor, como Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, muito procuradas pelas belas praias, além de capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, entre outras. O município também guarda parte da história do Brasil, que pode ser conhecida através do Museu Histórico de Campos, no centro da cidade.
Segundo a secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, Campos é uma cidade diferenciada quando se fala em atrativos turísticos. “Temos roteiros de sol e mar, agroturismo forte, gastronomia de alto padrão, culinária tradicional, tradições religiosas centenárias, patrimônio histórico relevante. Todo este conjunto, somados às riquezas naturais da região, fazem de Campos um território com inúmeras possibilidades de roteiros”.
O município também possui pequenas empresas com Selo de Inspeção Municipal do ramo alimentício em áreas rurais do município, onde são fabricados queijos e outras iguarias. O artesanato do município também possui grande diferencial e os artesãos comercializam seus produtos na tradicional feira realizada na Praça do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos. A produção agrícola também é comercializada nas chamadas Feiras da Roça, onde são encontrados produtos naturais e diversificados. Locais como a Feira Livre e o centenário Mercado Municipal, também, comercializam produções locais e estão entre os espaços que tiveram investimentos anunciados para os próximos anos.
Patrícia explica que, nos últimos quatros anos, durante a gestão do prefeito Wladimir Garotinho, foram realizados investimentos para fortalecer o setor e aumentar o sentimento de pertencimento da população campista ao valorizar mais a história e o potencial de Campos. “Estamos trabalhando pela valorização e ordenação de todo potencial turístico, de forma a favorecer o desenvolvimento de produtos e serviços ligados ao setor, sempre observando as normas de sustentabilidade, segurança ambiental e social”, explica.
- Criamos um espaço de lazer no Cais da Lapa com pintura artística. O local foi revitalizado e, hoje, é uma área de eventos, onde acontece um Happy Hour às sextas-feiras e de onde se tem a vista do pôr-do-sol mais bonito de Campos, às margens do Rio Paraíba do Sul. Temos lindos prédios históricos e belezas naturais, como Lagoa de Cima e Rio Preto, que receberam novos pórticos, além da região do Imbé, no Parque Estadual do Desengano com as nossas cachoeiras – acrescenta a secretária.
Também foi criado em Campos o Circuito Turístico Caminhos da Fé integrado à Rota Caminhos do Açúcar, que inclui o Caminho de Santo Amaro, roteiro que faz parte do turismo religioso. Fiéis e atletas fazem o percurso de, aproximadamente, 40 km passando por cerca de 20 igrejas centenárias, bi e tricentenárias, entre a Catedral do Santíssimo Salvador e a Igreja de Santo Amaro, onde acontece a tradicional festa em homenagem ao santo padroeiro da Baixada Campista há quase 300 anos.
O município conta com uma praia, o Farol de São Tomé, com cerca de 40 km de orla, que atrai grande número de visitantes, principalmente, durante o verão, mas também recebe diariamente trabalhadores offshore, que embarcam e desembarcam das plataformas de petróleo da Bacia de Campos. A praia campista oferece, ainda, bares, restaurantes e pousadas e é cenário do Festival de Petiscos, que acontece anualmente nos dois primeiros finais de semana de setembro, reunindo o melhor da gastronomia com base nos frutos do mar e da cultura local. A praia possui, ainda, um monumento centenário, que é o farol, estrutura com 45 metros de altura e 216 degraus, inaugurado em 29 de julho de 1882, dia do aniversário da Princesa Isabel.
- Campos é uma cidade de características muito diferenciadas, natureza abundante, sabores marcantes, um povo acolhedor e o prefeito Wladimir Garotinho entende o Turismo como precursor de desenvolvimento econômico e social, um segmento que precisa de investimentos para fazer girar o ciclo virtuoso da atividade turística. O Morro do Itaoca e o Horto Municipal são importantes espaços turísticos, de vocações diferentes. De uma vez só, a gestão do prefeito Wladimir, com o apoio do deputado Caio Vianna, inaugura um tempo de grandes eventos esportivos, interação com a natureza, valorização do nosso potencial de forma responsável e sustentável -, comentou a secretária, sobre a emenda parlamentar no valor de R$ 2,2 milhões que o prefeito conseguiu para investimentos no Morro do Itaoca e no Horto Municipal.
O Morro do Itaoca possui uma área de preservação ambiental e, também, é muito procurado por praticantes de atividades como Voo Livre, Dow Hill, caminhada, entre outros, além de receber grupos de visitantes. O Horto Municipal é uma área verde em plena área urbana, também, bastante procurada por visitantes.
A Lagoa de Cima, um dos mais belos cartões-postais de Campos, está localizada a cerca de 28 km da sede do município, e chegou a ser chamada de Lago dos Sonhos por Dom Pedro II durante visita uma de suas quatro visitas a Campos. Ele também pode navegar, na época, pelo Canal Campos-Macaé, segundo canal artificial mais longo do mundo, perdendo apenas para o Canal de Suez. Campos também foi a primeira cidade da América Latina e a terceira do mundo a ter luz elétrica e é berço de grandes nomes como o ex-presidente Nilo Peçanha e o escritor José Cândido de Carvalho; José do Patrocínio; e a bailarina Mercedes Baptista, a primeira mulher negra a integrar o corpo de baile do Teatro Municipal, entre outros grandes nomes.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/07/2025 12:20:26 Assinatura do adicional de 3% para professores e pedagogos iniciada nessa terça
- 16/07/2025 11:34:52 Educação ambiental e aviação se encontram em dia especial para alunos de Farol
- 16/07/2025 09:30:32 Pique Novo e Rastapé vão animar público no Festival Sesc de Inverno, em Farol
- 16/07/2025 08:15:13 Simpósio Municipal de Educação vai debater Práticas e Diálogos Sobre Alfabetização
- 15/07/2025 19:00:35 Wladimir comemora aprovação unânime do PL do Semiárido no Senado
Assinatura do adicional de 3% para professores e pedagogos iniciada nessa terça
1607 11h34Educação ambiental e aviação se encontram em dia especial para alunos de Farol
1607 09h30Pique Novo e Rastapé vão animar público no Festival Sesc de Inverno, em Farol
1607 08h15Simpósio Municipal de Educação vai debater Práticas e Diálogos Sobre Alfabetização
1507 19h00Wladimir comemora aprovação unânime do PL do Semiárido no Senado
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Contribuintes podem aderir ao Programa Regularize 2025 até o dia 30 de julho
6Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta