Notícia no detalhe
Reunião define implantação do Protocolo de Enfermagem para a Atenção Primária
Essa iniciativa visa ampliar o papel dos enfermeiros no território, empoderando-os para melhorar a assistência aos usuários
A
Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da subsecretaria de Atenção
Primária, está implantando os protocolos assistenciais de enfermagem na Atenção
Primária à saúde, visando uma parametrização e o fortalecimento do serviço no
município. Essa iniciativa visa ampliar o papel dos enfermeiros no território,
empoderando-os para melhorar a assistência aos usuários.
O subsecretário de Atenção Primária, o médico Benedito Pereira Martins, falou sobre a importância de o protocolo entrar em vigor. “É importante ressaltar que com a implantação do protocolo é feita uma parametrização das condutas, com isso, em todas as unidades o enfermeiro vai ter a mesma conduta, o mesmo padrão de atendimento. Essa padronização é muito positiva, porque empodera o enfermeiro e cria esse padrão de atendimento único, entre todas as unidades de saúde”, disse o subsecretário.
A enfermeira da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Parque Prazeres Adriana Teixeira explicou a necessidade da criação do protocolo. “Existe o protocolo federal, e para podermos atuar, precisamos de uma autorização municipal ou o município elaborar o protocolo próprio, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde e do Estado. A partir dessa reunião, estamos protocolando e o enfermeiro vai ter autonomia dentro do seu exercício profissional de estar tomando algumas condutas autorizadas pelo município”, destacou Adriana.
A enfermeira da UBSF Lagamar Bia Mayerhofer destacou que todas as orientações do protocolo são baseadas na consulta de enfermagem. “Existe uma consulta de enfermagem sistematizada e disponibilizada por legislação federal, e o enfermeiro, baseado nesta lei, apenas a utiliza como um instrumento legal de trabalho no desempenho de seu exercício profissional”, frisou a enfermeira.
Os protocolos abrangem diversas áreas, incluindo saúde da mulher, saúde da criança e do adolescente, saúde do homem, tuberculose, hipertensão, diabetes, prevenção do câncer de colo de útero e de mama, e combate à violência contra a mulher.
O enfermeiro da UBSF do IPS Vinícius Macre falou como o protocolo vai ajudar no fluxo de atendimento das unidades de saúde. “Essa padronização visa aprimorar a resolutividade na Atenção Primária, reduzindo encaminhamentos para unidades de maior complexidade e promovendo um atendimento mais completo e eficaz no próprio território”, explicou Vinícius.
Também estiveram presentes na reunião as apoiadoras da Atenção Básica Manuela dos Santos, Camila Silva Silveira e Isabelle da Silva Gomes.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/07/2025 17:30:09 Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
- 17/07/2025 17:08:34 Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
- 17/07/2025 16:09:39 Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
- 17/07/2025 16:00:47 Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
- 17/07/2025 15:38:33 Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Transporte Universitário: inscrições para o segundo semestre até segunda-feira
1707 17h08Equipes dos CRAS passam por capacitação da nova Tarifa Social de Energia Elétrica
1707 16h09Codemca realiza manutenção de banheiros públicos e alerta para atuação de vândalos
1707 16h00Centro de Cidadania LGBTQIA+ retoma o atendimento na sua antiga sede
1707 15h38Falta de sangue faz cirurgias serem canceladas em Campos
Inscrições do Processo Seletivo do Programa Criança Feliz começam nesta segunda
2Edital para o programa Criança Feliz é publicado
3Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
4Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, em virtude de Corpus Christi
5Secretaria cadastra para Carteira do Artesão e programa de artesanato nesta quarta
6Servidores recebem pagamento de junho e primeira parcela do 13º nesta segunda