Notícia no detalhe
Moradores da Pecuária doam sangue em ônibus do Hemocentro
A unidade móvel de coleta de sangue do Hemocentro Regional de Campos recebeu doadores da Pecuária e bairros adjacentes durante toda esta quarta-feira (31). O ônibus do Hemocentro permaneceu das 8h às 17h, fazendo a coleta de sangue de doadores voluntários, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr Jamil Abdu, na Pecuária.
Segundo o administrador da unidade, Rogério Barcelos Nascimento, o objetivo da ação é fortalecer o banco de sangue, que está com estoque abaixo do necessário. “Queremos repetir a ação a cada três meses, pois somente na nossa unidade atendemos a um público de cerca de 8 mil pessoas, mensalmente”, afirmou Rogério, que também é voluntário no Hospital Ferreira Machado (HFM).
O vigilante Mário Eugênio Pereira, 48 anos, foi um dos que colaboraram com o banco de sangue, o que faz há 20 anos. “A doação é muito simples, não dói nada. ? sempre um prazer ajudar a quem precisa e sempre incentivo aos meus colegas de trabalho para que façam o mesmo”, disse.
A médica Gabriela Guedes, responsável pela ação, disse que o Hemocentro emite uma declaração de doação para fins trabalhistas e desmentiu, por exemplo, boatos que afirmam que a doação engrossa o sangue. “Oferecemos sempre um lanche ao doador antes e depois da doação. Pessoas com hipertensão, anemia e problemas cardíacos não estão aptas a doarem”, explicou.
Os doadores podem se dirigir também ao Hemocentro Regional, que fica no HFM e funciona diariamente das 7 às 18h, inclusive, nos fins de semana e feriados. Para doar sangue não é necessário estar em jejum. Basta evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e não ingerir alimentos gordurosos nas quatro horas antes da doação. Caso o doador seja fumante, deve evitar o cigarro pelo menos duas horas antes de doar.
Últimas Notícias adicionadas
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















