Notícia no detalhe
Escola Inclusiva: 4 dias de palestras sobre o Mês de Conscientização do Autismo
Evento acontecerá nos dias 24, 25, 26 e 29 de abril, na Cidade da Criança
Por: Kamilla Uhl -
Foto: César Ferreira - 21/04/2024 - 11:01:53
A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) vai promover, por meio da Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI), o evento Mês de Conscientização do Autismo nos dias 24, 25, 26 e 29 de abril. A ação é voltada para pais e responsáveis de alunos típicos e atípicos, e vai abordar o tema Conscientizar para incluir. Palestrantes de diferentes áreas de atuação estarão entre os convidados, que abordarão a temática da Campanha Abril Azul.
O evento acontecerá na própria EAI, que funciona na Cidade da Criança Zilda Arns. Na próxima quarta-feira (24), a programação contará com palestra do pedagogo e professor de Braille, Raul Ferrares, que vai falar sobre o tema "Chega de dar sentindo ao capacitismo", em três horários: 7h30, 10h30 e 13h. Às 8h30 e às 9h30, a assistente social Lethícia Queiroz falará sobre "Benefícios, prestação contínua e LOA".
Na parte da tarde, às 14h, a psicóloga e estudante de Neuropsicologia Gabriella Quintanilha vai ministrar sobre o tema "O desafio que me move" e às 15h30, Lucas França, licenciado em Música e especialista em Música Cristã, conduzirá uma palestra sobre "Desenvolvimento cognitivo-motor com educação musical".
“Resolvemos deixar para finalizar o Abril Azul, mês de conscientização do Autismo, fazendo algo para as mães da nossa escola, trazendo assuntos pertinentes a suas angústias, vivências e as demandas trazidas diariamente para nós por elas”, informou a coordenadora da EAI, Eleonora Nascimento.
Quinta-feira, dia 25, às 8h30, 10h30, 14h e 15h30, Larissa Porto, mãe atípica, psicóloga, pós-graduação em Neuropsicologia, pós-graduanda em Saúde Mental da Infância e da Adolescência e capacitada em Autismo para Adolescentes e em Psicologia Jurídica, vai falar sobre o tema “Se a notícia do diagnóstico tirou o chão, que tal aprender a voar?”.
Às 13h, Nathália Monteiro, pedagoga, neuropsicopedagoga clínica, hospitalar e escolar, Aplicadora da Análise do Comportamento Aplicada, pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica, hospitalar e escolar e pós-graduanda em Educação Especial tratará do tema “Autismo: conhecer para entender, acolher e incluir. Essa missão também é nossa”.
Sexta-feira, dia 26, às 8h30, Helena Camilo, professora com especialização em Educação Infantil Especial Inclusiva e Transtornos Globais, ministrará sobre "A importância do lúdico na educação". Às 10h30, o evento receberá Larissa Lessa, pedagoga, professora e psicóloga, para a palestra “Relação entre professor e aluno”.
A assistente social Lethícia Queiroz abordará o tema "Os Benefícios, prestação contínua e LOA", a partir das 13h. E às 14h e às 15h30, haverá mais dois encontros com Nathália Monteiro. No último dia do evento, segunda-feira, 29 de abril, Gabriella Quintanilha marcará presença novamente às 8h30, 10h30 e 14h30. E, fechando a programação, Lethícia Queiroz retornará às 13h30 para palestrar a outros grupos de pais.
Últimas Notícias adicionadas
1
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18