Notícia no detalhe
Reunião discute projeto de integração para biodiesel
O projeto de integração para a produção de biodiesel pelo município de Campos foi discutido durante reunião realizada no Centro de Ciências e Tecnologias (CCT), da Universidade e Estadual do Norte Fluminense (Uenf). O encontro foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Petróleo (Sedep), através da Superintendência de Petróleo e Bionergia.
- O objetivo principal foi propor uma integração dos diferentes órgãos, bem como uma parceria entre as instituições, no intuito de colocar em funcionamento as plantas de biodiesel existentes na Pesagro e na Uenf, para que o biodiesel produzido possa ser utilizado na frota de veículos municipais e nas máquinas agrícolas, atendendo produtores da região – informa o superintendente de Petróleo e Bioenergia, Marcelo Neves.
Segundo ele, o biodiesel poderá ser utilizado também nos barcos pesqueiros da região, visando uma melhor qualidade. “O biodiesel é um combustível mais limpo, além de propiciar uma maior redução de custos com o combustível produzido. A proposta é usar como matéria-prima, na produção do biodesel, óleo de fritura saturado, coletado em diversos pontos, como bares, restaurantes, hotéis e escolas”, destaca.
- Será utilizado ainda, o óleo oriundo da produção agrícola de girassol, o que também irá promover desenvolvimento social para as famílias dos produtores rurais envolvidos – ressalta o superintendente de Petróleo e Bioenergia.
O próximo encontro ficou acertado para semana. “Pretendemos envolver os governos estadual e federal neste grande projeto, além de trazer a Campos um especialista da Comissão de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), de renome nacional em matéria de biodiesel”, completa Marcelo Neves.
- Precisamos reativar a coleta de óleo, podendo assim, dar continuidade ao projeto de fabricação de biodiesel e também ajudar o meio ambiente, sem o descarte impróprio do óleo - diz o Secretário de Meio Ambiente, Frederico Paes.
Também participaram da reunião desta quarta-feira (17), o diretor do CCT-Uenf), Edmilson José Maria; o secretário interino de Agricultura, Eduardo Crespo; o diretor da Pesagro, Silvino Amorim; o professor do Laboratório de Síntese e Catálise da Uenf, doutor Alexandre Moura; e o professor de Laboratórios avançados da Uenf, doutor Sérgio Neves.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa