Notícia no detalhe
Educação inicia programação do mês do Folclore
O dia do folclore será comemorado no dia 20 de agosto, mas a Secretaria Municipal de Educação de Campos (SMEC) iniciou as programações do mês, nesta quinta-feira (18) com a palestra “As Cores do Nosso Folclore”. Foi realizada no Centro Educacional 29 de Maio uma oficina de pintura com vários professores da rede. O ponto alto da programação acontecerá no dia 25 de agosto com a II Festa Folclore Cultura e Tradição. O evento será realizado no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) e reunirá cerca de 300 alunos de 15 escolas da rede municipal.
A coordenadora de Diversidade e Pluralidade Cultural nas escolas, Jane Rangel, relatou que a oficina desta quinta-feira (18) deu início às atividades do mês. Ela acrescentou que a programação prossegue no dia 24 com a realização de uma oficina de jongo também na Escola 29 de Maio, Pecuária. As atividades serão ministradas pelas animadoras culturais Joelma do Carmo e Neide da Hora.
- A culminância das comemorações acontecerá no dia 25 de agosto. Vamos realizar a II Festa Folclórica e reunirá mais de 300 alunos de diferentes localidades de Campos. No ano passado, o evento foi um sucesso e as expectativas deste ano são ainda melhores - , informou a coordenadora.
Neste dia, alunos de diferentes idades irão apresentar manifestações folclóricas como Folia de Reis, Mana Chica do Caboio, capoeira, boi pintadinho, dança afro, cantiga de roda, dramatização da cavalhada, maculelê, cordel, frevo, pau de fita. O evento acontecerá no auditório do IFF das 13h às 17h.
As atividades folclóricas da secretaria encerrarão no dia 31 de agosto com a palestra “Cavalhada de Santo Amaro - Uma Cultura Viva na Baixada Campista. A explanação será ministrada pela mestre em Políticas Sociais, Gisele da Silva Gonçalves. “Os interessados em participar desta palestra poderão se inscrever até a véspera do evento na coordenação de Diversidade Cultural, situada na sede da Secretaria de Educação”, finalizou a coordenadora.
Últimas Notícias adicionadas
- 01/04/2026 17:49:52 Estrutura da Feira do Pescado começa a ser montada na Rua das Palmeiras
- 01/04/2026 17:45:20 Imuniza Campos avança e retoma vacinação na UBSF Santa Rosa após cinco anos
- 01/04/2026 17:37:05 Mais 9 aprovados em concurso iniciam atividade na Secretaria de Transparência
- 01/04/2026 12:48:32 Paixão de Cristo volta às ruas com espetáculo nas escadarias da Câmara Municipal
- 01/04/2026 12:18:02 Turismo participa do lançamento do projeto Afro Roteiro Central
Estrutura da Feira do Pescado começa a ser montada na Rua das Palmeiras
0104 17h45Imuniza Campos avança e retoma vacinação na UBSF Santa Rosa após cinco anos
0104 17h37Mais 9 aprovados em concurso iniciam atividade na Secretaria de Transparência
0104 12h48Paixão de Cristo volta às ruas com espetáculo nas escadarias da Câmara Municipal
0104 12h18Turismo participa do lançamento do projeto Afro Roteiro Central
Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
2Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
3Dia D de Mobilização abre campanha de vacinação contra gripe sábado em Campos
4Concurso da Educação segue suspenso e não terá prova neste domingo
5Prefeitura antecipa pagamento dos servidores em comemoração ao aniversário de Campos
6Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações




















