O Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou ação alusiva ao Março Lilás, mês de prevenção ao câncer de cólon de útero, e também ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (11), no pátio da secretaria e reuniu outros programas.
Na ocasião, as mulheres participaram de palestras com o ginecologista Antônio Salim, que falou sobre a prevenção do câncer de cólon de útero. Já a mastologista Maria Nagime, abordou a importância do exame de mamografia e rastreio do câncer de mama. O Paismca falou sobre a importância do planejamento familiar.
Também foram realizados testes de glicemia e pressão arterial pela equipe do Hiperdia. Pesagem e verificação de IMC pelo Departamento de Nutrição. Já o Programa Municipal de Tabagismo apresentou os serviços. Uma maquiadora trabalhou junto às mulheres a questão da autoestima, disponibilizando serviço de maquiagem.
“Foi um trabalho interdisciplinar para promover ação de prevenção e promoção da saúde da mulher. O mês de prevenção ao câncer de cólon de útero é março e, é muito importante que todas as mulheres realizarem o exame preventivo (Papanicolau), pois assim a gente consegue rastreá-las e também porque, quando detectamos o câncer precocemente, a chance de cura aumenta significativamente”, explica a coordenadora do Paismca, Rayssa Machado.
Moradora do parque João Maria, Maria Benedita Ladislau, de 80 anos, aproveitou os serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, além da consulta odontológica que já tinha agendado. “Fui muito bem atendida aqui, na ação, e também pelo serviço de odontologia, que, inclusive, recebi recomendação de três dentistas. Meu esposo fez tratamento de tuberculose durante um ano e sempre foi bem tratado. É assim em todos os lugares que vamos”, disse a senhora.
Entre os diversos serviços de saúde da mulher oferecidos pelo município, o Papanicolau pode ser agendado direto nas Unidades Básicas de Saúde ou através do Consulta Fácil (
AQUI).