Notícia no detalhe
Campos terá nova usina de reciclagem e unidade de transbordo
A população de Campos produz, atualmente, uma média de 300 toneladas de lixo/dia. Para evitar problemas futuros ao meio ambiente, a prefeitura já dotou o município de mais uma nova Usina de Reciclagem de Lixo e também uma Unidade de Transbordo, que vão funcionar em Guarus, em área contígua ao atual Aterro Controlado, que será desativado. As obras da Usina e da Unidade de Transbordo já foram concluídas e já receberam do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) a licença de operação. A unidade de Transbordo é o local onde será feita a triagem dos materiais recicláveis antes de seguir para o Aterro Sanitário, no distrito de Conselheiro Josino, que tem área total de 999.000m², com capacidade para receber duas mil toneladas de lixo por dia.
O secretário de Serviços Públicos, Zacarias de Albuquerque, informa que nesta área total onde foi instalado recentemente o Aterro Sanitário, no distrito de Conselheiro Josino, serão destinados cerca de 70% do lixo orgânico produzido na cidade e parte do interior, o que equivale 210 toneladas/dia. Ele explica que o lixo da cidade e parte do interior, inclusive de alguns distritos da Baixada Campista, antes de ser destinado ao Aterro Sanitário de Conselheiro Josino, passará pela Unidade de Transbordo, onde será feita a triagem para retirada dos materiais recicláveis.
Na Usina de Reciclagem, que foi construída junto da Unidade de Transbordo em Guarus (onde será feita a separação dos materiais) vão ser gerados 90 postos de trabalho. Como existe hoje um número excedente de catadores, que atuam informalmente no local, a Secretaria de Família e Assistência e outros organismos do governo, orientados pela Prefeita Rosinha Garotinho, cuidam de elaborar ações para que estes catadores excedentes sejam incluídos em programas de proteção social, que implica em capacitação profissional, respeitando os limites e habilidades dos assistidos.
- Atualmente o município já conta com uma pequena usina de reciclagem em Santo Amaro e, com o Aterro Sanitário, no distrito de Santo Eduardo, inaugurado recentemente no Norte do município, e que representa um grande avanço nas políticas públicas da atual gestão da Prefeitura de Campos para a destinação adequada do lixo. A Usina de Santo Amaro tem capacidade para receber, reciclar e fazer a compostagem do lixo orgânico da Praia do Farol de São Tomé e alguns distritos e localidades da Baixada Campista como Santo Amaro, Baixa Grande, dentre outros - detalhou o secretário Zacarias de Albuquerque.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















