Notícia no detalhe
UPH de Ururaí com padronização para casos suspeitos de dengue
Devido ao aumento considerável no número de casos, que vem ocorrendo desde dezembro passado, foi implementado um novo fluxograma para descentralizar os atendimentos em casos suspeitos da doença
Equipe da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), visitou a Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Ururaí para a padronização do atendimento de pacientes com suspeita de dengue de acordo com o novo fluxograma para manejo da doença no município. O objetivo do novo fluxograma é descentralizar o atendimento desses pacientes devido ao aumento considerável no número de casos, o que vem ocorrendo desde dezembro de 2023.
O diretor de Vigilância em Saúde, o infectologista Rodrigo Carneiro, se reuniu com a coordenadora médica da UPH, Izabelle Caraline, e a coordenadora de enfermagem, Yara Barcellos. Durante a conversa foi informado a possibilidade da realização de exames para esses pacientes, transferência ou internação dos mesmos para outros hospitais, caso seja necessário.
“A reunião foi realizada com o intuito de informar aos profissionais da UPH a possibilidade da realização de exames na unidade para pacientes com suspeita de dengue. Além de alinhar como serão feitas as possíveis transferência desses pacientes para outros hospitais do município para melhor avaliação e/ou internação”, informou Rodrigo.
A UPH de Ururaí vem recebendo, nas últimas semanas, um fluxo maior de pacientes com suspeita e confirmação de dengue. A unidade conta diariamente com dois clínicos e um pediatra para atendimento dos pacientes, além de 14 leitos para repouso e hidratação, sendo oito femininos e seis masculinos, e quatro leitos pediátricos.
Segundo o novo fluxograma da dengue, as UPHs estarão disponíveis para receber pacientes que se enquadram no Grupo B, sendo pessoas com comorbidades graves ou que, além dos sintomas clássicos da dengue, também apresentam petéquias, que são aquelas pintinhas vermelhas na pele.
Nas UPHs os pacientes receberam a hidratação venosa, o que segundo Rodrigo Carneiro, diminui consideravelmente as chances de evolução para um quadro de maior gravidade.
Saiba mais sobre o novo fluxograma da dengue AQUI.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira