Notícia no detalhe
Hemorio faz treinamento para hemofílicos em Campos
O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado (HFM), recebeu na manhã desta quarta-feira (10) representantes do Hemorio, da Federação Brasileira de Hemofilia (FBH) e da Associação de Hemofílicos e Pessoas com Doenças Hemorrágicas e Hereditárias (AHPAD) com objetivo de promover um treinamento para cuidadores e pacientes com distúrbios na coagulação do sangue, em especial os hemofílicos.
O presidente da AHPAD esclareceu que a visita integra um projeto da Federação Mundial de Hemofilia com a promoção de intercâmbio internacional, chamado Hermanamiento, “Após troca de informações com a Venezuela escolhemos o Hemorio como parceiro e, através de critérios técnicos, direcionamos nosso trabalho para quatro hemocentros, o primeiro deles o de Campos, que é referência regional”, disse.
O treinamento no centro de estudos do HFM foi promovido pela equipe técnica do Hemorio, formada pela fundadora da AHPAD, a assistente social Márcia Pereira e pela enfermeira Sonia Saragosa. “É fundamental para o tratador e para paciente ter conhecimento sobre a utilização da dose domiciliar do fator de coagulação, que deve ser aplicada em casos emergências, mas não deixando de encaminhar esse paciente imediatamente para um Centro Tratador, que em Campos é o Hemocentro Regional”, comentou Sonia.
A médica do Hemocentro Regional, Laura Duarte, esclareceu que, em Campos, são atendidos 46 pacientes com distúrbios de coagulação no sangue. “Desse número 33 apresentam hemofilia e boa parte deles já recebeu treinamento, mas é fundamental essa educação continuada para melhorar a qualidade de tratamento desse grupo e, além disso, promover a interação com outro grupo de tratadores”, relatou.
O membro líder da AHPAD, Daniel Carneiro do Nascimento, informou que a equipe técnica vai seguir um cronograma de visitas nas próximas semanas. “Na próxima semana vamos ao Hemolagos, em Cabo Frio e depois visitaremos ainda os hemocentros de Angra dos Reis e Volta redonda”, comentou.
Para a responsável técnica do Hemocentro Regional, Sandra Chalhub, a visita consolida a importância do Hemocentro. “Nossa relação com o Hemorio e nossa importância enquanto referência regional foram fundamentais para estarmos entre os Hemocentros escolhidos para integrar esse projeto de tratadores de hemofilia”, finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















