Notícia no detalhe
Transporte Alternativo facilita a locomoção de moradores
Desde janeiro deste ano, a Empresa Municipal de Transportes (Emut) prossegue na liberação das autorizações provisórias aos pretensos permissionários de Serviço de Transporte Alternativo no Município (Setamp). Ao todo, cerca de 346 vans e kombis estão cadastradas,e 260 têm autorização, fornecida de acordo com a qualidade e capacidade dos carros.
Os moradores do Parque Santa Rosa, em Guarus, aprovaram o transporte de vans e kombis no bairro. “As vans são uma excelente opção. Embora tenha ônibus, as vans circulam constantemente e cobram o mesmo valor que os ônibus”, destacou Marcos Antônio Luiz da Silva. Dona Maria das Graças, disse que “prefere andar de van, porque a viagem fica mais rápida”. Já Ângela Maria Silva Caetano Gomes ressaltou a pontualidade do transporte alternativo. “Elas passam sempre na hora certa e isso facilita muito a vida da gente”, disse.
Segundo o presidente Emut, Paulo Mósso, as permissões para os proprietários têm validade de cinco anos, renováveis por mais cinco anos. “O processo de autorização foi finalizado em julho. Os veículos que se adequaram às exigências previstas na Lei, com capacidade mínima de 12 passageiros e máxima de 16 pessoas, receberam um selo do órgão, autorizando os responsáveis a realizar a adesivação para padronização dos transportes, com informação da linha e o número de ordem do carro”, salientou.
Os permissionários já possuem pontos fixos e oficiais, um localizado na avenida Visconde do Rio Branco, próximo ao Mercado Municipal e outro no terminal rodoviário, situado à avenida XV de Novembro, tudo para organizar o movimento dos transportes. Linhas como Campos x Farol de São Tomé, Palmares, Morro do Côco, Santo Eduardo, Vila Nova, Travessão, Guandu, São Diogo, além de itinerários em bairro do município, já foram contemplados com o transporte alternativo regularizado.
- A legalização desse meio de transporte possibilitou uma alternativa ao passageiro, que não precisa contar somente com os ônibus. Foi um incremento bastante acentuado para as localidades. A segurança também é outro atrativo, porque as vans autorizadas pela Emut, são todas vistoriadas - informou Alexandre.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/08/2025 19:06:14 Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
- 27/08/2025 18:28:29 Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
- 27/08/2025 17:48:49 Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
- 27/08/2025 16:47:29 Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
- 27/08/2025 16:43:58 Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Recuperação de canais e insegurança hídrica no VI Simpósio de Recursos Hídricos
2708 18h28Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais realiza roda de conversa
2708 17h48Pacientes do Programa de Controle do Tabagismo recebem certificados
2708 16h47Prefeitura inicia terceiro LIRAa de 2025 na próxima segunda-feira
2708 16h43Dia do Voluntariado: Enfermeiro dedica seu tempo a salvar vidas
Inscrições para o programa Primeira Chance começam nesta segunda-feira
2Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
3Profissionais do Magistério receberam 1º pagamento dentro do novo piso nacional
4Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
5Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
6Prefeitura paga servidores nesta quinta e injeta mais de R$ 135 milhões na economia