Notícia no detalhe
Procon participa de debate sobre cadastro positivo em Brasília
A secretária de Defesa do Consumidor, Rosangela Tavares, participou, em Brasília, de um evento patrocinado pelo Ministério da Justiça, para debater a criação dos chamados “cadastros positivos”. O encontro, que reuniu representantes de Procons de todo o país, foi encerrado nesta sexta-feira (5).
O cadastro positivo será formado pela inscrição do nome de bons pagadores, com a finalidade de conceder crédito em vendas a prazo. Entretanto, a inserção do nome e dados no cadastro deve ser feita através de autorização do consumidor.
- A nossa preocupação foi buscarmos entendimento sobre a Lei 12.414, de junho de 2011, e orientações quanto aos benefícios trazidos por esta lei, para que possamos orientar os consumidores, com base no conhecimento técnico adquirido no debate – pontua a secretária.
Rosangela ressaltou a importância do ciclo de debates. “Foi importante, pois além de trocarmos informações com os demais Procons e construirmos propostas que vão fazer o diferencial na defesa do consumidor, consolidamos o apoio do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça a este órgão, estando assim, fortalecido e respaldado em leis, para efetivar a defesa do consumidor em nosso município”, destaca.
Também participaram do ciclo de debates, advogados dos setores jurídicos e de atendimento do Procon-Campos. Os debates foram coordenados pelo professor de Direito do Consumidor da Universidade de Brasília, o ex-diretor do DPDC, Ricardo Morishita.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles