Notícia no detalhe
Moradores de Goitacazes aprovam obras de restruturação da Linha do Limão
Os obras de reurbanização foram entregues pelo prefeito Wladimir Garotinho na noite desta quinta-feira
Por: Jualmir Delfino -
Foto: César Ferreira - 22/12/2023 - 15:08:48
As obras realizadas pela Prefeitura de Campos, na extensão de 10 quilômetros na Linha do Limão e as de infraestrutura, com saneamento básico (galeria de coleta de esgoto) e galeria de drenagem das águas pluviais, pavimentação e construção de calçadas na rua Sebastião Silvano, em Goitacazes, foram aprovadas pelos moradores e pelos que trafegam na direção do distrito de São Sebastião e localidades do setor Leste da Baixada Campista.
Morador há 36 anos na Linha do Limão, Leandro Peixoto aprova a realização das obras. “Moro aqui desde que nasci e lembro bem que, não faz muitos anos, o antigo caminho da linha do trem virou uma estradinha estreita, com muito mato e lixo em toda margem e servia como depósito de entulho. No governo Rosinha, a Prefeitura transformou tudo em uma avenida de duas pistas com um canteiro central. Depois, ficou muito tempo sem manutenção e por muitos anos ficou tudo esburacado. Na rua Sebastião Silvano, era uma coisa horrível, porque tinha muitos buracos e poeira, sem rede de drenagem de água e de esgoto. Hoje a gente tem, na verdade, uma nova avenida e uma nova rua, sem esgoto vazando, sem poeira e sem lama quando chove. É uma transformação muito boa. As obras estão aprovadas e todo mundo está satisfeito”, opina Leandro Peixoto.
O morador relata que, por ter nascido no local (Linha do Limão), acompanhou a evolução do lugar e lembra dos relatos de seus pais e do seu avô contando como era. Ao lado do filho de seis anos, que representa a quarta geração que acompanha a história da Linha do Limão, Leandro trouxe lembranças de três gerações que presenciaram as transformações que ocorreram na antiga via estreita, onde antes tudo era escuridão, muito lixo, entulho, mato e áreas alagadiças. Ainda tinha uma pequena lagoa, resultante de cava de argila para olarias, que transbordava e inundava o caminho e as residências. O cenário de zona rural abandonada contrasta com a atual via, moderna e dotada de sistema de drenagem, iluminação a led, asfalto de qualidade e sinalização viária.
As memórias de Leandro e de moradores com mais idade remontam a um tempo não muito distante, desde quando a atual via era um estreito leito por onde passava uma ferrovia, que ligava a Estação de Goitacazes a diversas usinas de açúcar de localidades da Baixada, como Usina da Beira do Taí, Usina de Poço Gordo; a comunidades bem povoadas, como as do distrito de São Sebastião, e ainda à Usina do Limão, que deu origem ao nome da então Estrada de Ferro, transformada numa autovia na gestão da prefeita Rosinha Garotinho, que aproveitou o antigo leito já sem os trilhos e alargou a estreita estrada de terra batida numa autovia larga e asfaltada.
O morador Weslley Dinei de Souza fez questão de agradecer a realização das obras em Goitacazes. “Agradecemos por essas obras na Linha do Limão e não Sebastião Silvano, porque acabou com muitos transtornos e melhorou as condições de vida da gente”.
A moradora Maria Izabel Barreto relata que mora nas proximidades da Linha do Limão há cerca de 25 anos. “Quis prestigiar a inauguração porque todo mundo que mora nesse lado de Goitacazes utiliza a Linha do Limão. Eu moro aqui, há mais ou mesmo 25 anos, e nunca esperava ver a antiga estrada ser transformada nessa bela avenida, com canteiro central, muitas árvores, iluminação bonita e toda sinalizada”, falou a moradora.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/12/2025 17:21:48 Divulgada lista de alocados no processo de Remanejamento Interno da Educação
- 16/12/2025 17:10:23 Guarda amplia ação nos centros comerciais durante período que antecede o Natal
- 16/12/2025 16:32:18 FMS mantém serviços de urgência e emergência durante ponto facultativo em Campos
- 16/12/2025 16:15:50 Usina de Letras de Tócos inicia curso de operações e logística
- 16/12/2025 15:57:56 Visa Campos participa de encontro sobre o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária
1
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores





















