Notícia no detalhe
Livro com crônica de Campos lançado na Biblioteca Nacional
O subsecretário de Cultura, Avelino Ferreira, participou na noite desta segunda-feira (1º), do lançamento do livro “Crônicas para a cidade amada: As cidades brasileiras na Literatura – Estado do Rio de Janeiro”, no Espaço Cultural Eliseu Visconti, da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio. A crônica de Avelino foi publicada no livro, que reúne cronistas falando do amor pela sua cidade, organizado e prefaciado pelo ex-secretário de Educação e Cultura do Estado e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier; e publicado pela Editora Altadena.
A festa teve a participação de todos os cronistas, autoridades, escritores e membros da ABL. “Não seria exagero afirmar que aqui no estado do Rio de Janeiro se concentra o paraíso dos nossos sonhos com praias, manguezais, reservas litorâneas, montanhas, pedras e rochas, Mata Atlântica, rios, o Paraíba do Sul de tantos poemas, lagoas e cachoeiras, numa combinação que se enriquece com a nossa grande vocação artística e esportiva, uma aquarela tropical resplandecente e de deslumbramento, que este livro consagra”, disse Niskier.
Avelino Ferreira recebeu um livro autografado por Arnaldo Niskier. O livro foi uma sugestão do organizador para outros estados brasileiros. As crônicas dos 92 municípios fluminenses foram selecionadas por uma equipe da ABL. “Crônicas para a cidade amada” saiu em edição especial com folha de rosto de cada município. O livro de 308 páginas tem foto da Praça do Santíssimo Salvador com a Catedral Diocesana ao fundo, introdução da secretária de Educação, Joilza Abreu Rangel, que esteve presente no evento; e faz referência à prefeita Rosinha Garotinho e ao vice-prefeito Doutor Chicão. O livro ficará disponível na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, no Palácio da Cultura.
A crônica de Avelino, “Campos, minha cidade, meu amor!”, está publicada na página 61 do livro. “A crônica é uma homenagem à nossa cidade e à administração da prefeita Rosinha. Dei o nome de minha crônica ao slogan criado por ela. A base da minha crônica, que foi aprovada, é o poema Amantia Verba, do nosso poeta maior Azevedo Cruz. Para mim é um orgulho muito grande a minha crônica ter sido escolhida. Foi uma maneira de eu mostrar o grande amor que eu tenho pela minha cidade”, disse Avelino.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa