Notícia no detalhe
Livro com crônica de Campos lançado na Biblioteca Nacional
O subsecretário de Cultura, Avelino Ferreira, participou na noite desta segunda-feira (1º), do lançamento do livro “Crônicas para a cidade amada: As cidades brasileiras na Literatura – Estado do Rio de Janeiro”, no Espaço Cultural Eliseu Visconti, da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio. A crônica de Avelino foi publicada no livro, que reúne cronistas falando do amor pela sua cidade, organizado e prefaciado pelo ex-secretário de Educação e Cultura do Estado e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Arnaldo Niskier; e publicado pela Editora Altadena.
A festa teve a participação de todos os cronistas, autoridades, escritores e membros da ABL. “Não seria exagero afirmar que aqui no estado do Rio de Janeiro se concentra o paraíso dos nossos sonhos com praias, manguezais, reservas litorâneas, montanhas, pedras e rochas, Mata Atlântica, rios, o Paraíba do Sul de tantos poemas, lagoas e cachoeiras, numa combinação que se enriquece com a nossa grande vocação artística e esportiva, uma aquarela tropical resplandecente e de deslumbramento, que este livro consagra”, disse Niskier.
Avelino Ferreira recebeu um livro autografado por Arnaldo Niskier. O livro foi uma sugestão do organizador para outros estados brasileiros. As crônicas dos 92 municípios fluminenses foram selecionadas por uma equipe da ABL. “Crônicas para a cidade amada” saiu em edição especial com folha de rosto de cada município. O livro de 308 páginas tem foto da Praça do Santíssimo Salvador com a Catedral Diocesana ao fundo, introdução da secretária de Educação, Joilza Abreu Rangel, que esteve presente no evento; e faz referência à prefeita Rosinha Garotinho e ao vice-prefeito Doutor Chicão. O livro ficará disponível na Biblioteca Municipal Nilo Peçanha, no Palácio da Cultura.
A crônica de Avelino, “Campos, minha cidade, meu amor!”, está publicada na página 61 do livro. “A crônica é uma homenagem à nossa cidade e à administração da prefeita Rosinha. Dei o nome de minha crônica ao slogan criado por ela. A base da minha crônica, que foi aprovada, é o poema Amantia Verba, do nosso poeta maior Azevedo Cruz. Para mim é um orgulho muito grande a minha crônica ter sido escolhida. Foi uma maneira de eu mostrar o grande amor que eu tenho pela minha cidade”, disse Avelino.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/11/2025 11:52:25 Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
- 23/11/2025 09:08:47 Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
- 22/11/2025 18:27:44 Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
- 22/11/2025 15:43:19 Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
- 22/11/2025 13:15:26 Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
Jardim São Benedito mantém academia ao ar livre com treinos de segunda a sexta
2311 09h08Prefeitura mantém ritmo intenso e entrega duas obras por semana em Campos
2211 18h27Aulas práticas de Operador de Empilhadeira e Montador de Andaime movimentam o sábado
2211 15h43Procon Campos orienta consumidores para as compras da Black Friday
2211 13h15Profissionais de saúde reforçam protocolo de atendimento para casos de dengue
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Servidores municipais registram avanço com aprovação da nova lei do MEI
3Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
4Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
5GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
6Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas




















