A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL) apresentou, na noite dessa sexta-feira (8), no Museu Histórico de Campos dos Goytacazes (MHCG), o projeto teatral “O Trem da História”, atividade de encerramento do Curso de Capacitação Teatral Letras em Movimento, em 2023. Espetáculo performático contou, por meio de uma viagem com personagens marcantes, partes da história de Campos.
Escrito em 2012 por Maria Helena Gomes, o texto ganhou nova adaptação. Por meio de uma viagem imaginária, passando por cada sala do Solar do Visconde de Araruama — sede do Museu —, o público interagiu com os personagens históricos que fazem parte do acervo museológico, vivenciando a história da cidade, desde sua conquista até o século XX.

A viagem pelos cômodos do Museu foi conduzida por Rossini Reis (maquinista e vereador). Foram apresentadas cenas com os seguintes vultos históricos: Visconde de Araruama e Francisca Antônia Ribeiro de Castro (Ruan Trindade e Lídia Pessanha); Pintor Clovis Arraut (Marlon Drak); Índio Goitacá (Alessandro Martins), Pero de Gois (Pedro Gasparini); Benta Pereira (Dinah Bense); Mariana Barreto (Taiane Santos); Meninas do Açúcar (Estefany Nogueira, Barbara Laurindo, CleidyMara Santos e Lais Larissy); José do Patrocínio (Valdiney Mendes); Abolicionistas (Glaucier Arly e Ive Jardim), Nilo Peçanha (Matheus Nakamura) e Mercedes Baptista (Neusinha da Hora). Guilherme Freytas viveu um jornalista e Priscila Pessanha foi a narradora de uma das cenas.

“Queremos agradecer a vocês que vieram assistir ao espetáculo, pois a razão da existência do nosso projeto é justamente aproximar o Museu da comunidade, por meio do teatro. Encerramos 2023 com ótimos resultados, agradecendo aos profissionais da FCJOL (Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima)”, disse o coordenador do Letras em Movimento, Guilherme Freytas.
A presidente da FCJOL, Auxiliadora Freitas, foi representada pela vice-presidente, Fernanda Campos. A coordenadora do Museu, Graziela Escocard, também assistiu ao espetáculo.