Notícia no detalhe
Febre maculosa: Reunião para traçar estratégias de combate ao carrapato-estrela
O município tem atualmente 4 casos confirmados da doença, sendo 3 deles com evolução para óbito, o que representa 75% das mortes
O subsecretário de Vigilância em Saúde, infectologista Charbell Kury, esteve reunido com representantes de diversas áreas do poder público, da Secretaria de Estado de Agricultura, além de docentes do curso de medicina veterinária da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), para discutir um plano estratégico e de união contra o carrapato do gênero Amblyomma sculptum, mais conhecido como carrapato-estrela, transmissor da febre maculosa. O encontro foi nesta segunda-feira (4), na sede do departamento de Vigilância Sanitária (VISA).
O município tem atualmente 4 casos confirmados da doença, sendo 3 deles com evolução para óbito, o que representa 75% das mortes. Para Charbell, é um número consideravelmente alto. “Essa reunião técnico-científica é para podermos nos inteirar sobre como funciona o ciclo biológico da febre maculosa e os potenciais hospedeiros, que podem estar influenciando na propagação da doença. Campos começou a notificar em 2021. No ano passado, tivemos um pico, com 62 casos e 4 óbitos. Isso só mostra que doença está aqui e precisamos mobilizar a nossa rede de urgência para total controle e diagnóstico diferencial nas tomadas de decisões clínicas”.
Kury esclarece que o trabalho já começou e Secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações de controle da doença. Todos os Locais Prováveis de Infecção (LPI) dos casos foram notificados à subsecretaria e receberam o trabalho de busca ativa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para identificação e recolhimento de amostras de carrapato para análise laboratorial.

“O trabalho será educativo, preventivo e informativo, com mapeamento em cada área de caso suspeito, confirmado ou óbito, com pulverização de carrapaticida. Além disso, iremos demarcar essas áreas com placas informativas à população, alertando que o local é de transmissão de febre maculosa”, informou o médico.
Também participaram da reunião, a assessora chefe da Vigilância Sanitária de Campos, Vera Cardoso de Melo; o diretor do CCZ e o coordenador do programa municipal de Controle de Vetores, respectivamente, Carlos Morales e Claudemir Barcelos; o subcomandante da Guarda Ambiental, Ronildo Almeida; o guarda ambiental Ralph Leandro; o veterinário Ramiro Elvio Azevedo, representando o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almyr Junior; Thennyson Coelho, representando o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Wellington Levino; o chefe do Núcleo de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Cláudio Vilela; a coordenadora do curso de medicina veterinária da Uenf, Ana Bárbara Freitas; o professor do curso, Francisco Carlos Rodrigues, além do veterinário da VISA, Flávio Soffiati e do fiscal de saúde pública da VISA, Renan Ribeiro.
“Essa união de todos esses órgãos que são voltados para a saúde, principalmente à prevenção de doenças, é muito importante, porque só assim iremos conseguir minimizar os danos à população”, acrescentou Vera Cardoso de Melo.
Campos se tornou uma área de interesse para monitoramento da febre maculosa no estado do Rio de Janeiro em 2021 e, desde então, vem sendo realizado capacitação dos profissionais da rede pública de saúde.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 18:07:34 Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
- 11/03/2026 17:20:52 Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
- 11/03/2026 16:55:52 Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
- 11/03/2026 15:53:48 Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Cartão Goitacá: Troca de cartões até esta quinta na Vila Olímpica do Jardim Carioca
1103 17h20Ponte Barcelos Martins passa por nova vistoria para definir medidas de recuperação
1103 16h55Edital do Programa Mais Ciência na Escola com 400 bolsas e 100 taxas de bancada
1103 15h53Proapar realiza ação de conscientização sobre direitos das mulheres para pacientes
1103 14h37Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro
6Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval




















