A coordenação de Vigilância Sanitária Estadual realizou, nesta terça-feira (28), um curso de “Introdução em Vigilância Sanitária” para gestores municipais das regiões Norte e Noroeste Fluminense e Metropolitana. O encontro aconteceu na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Campos e teve como objetivo alinhar as informações sobre as legislações vigentes e suas atualizações recentes com a Vigilância estadual.
A capacitação também acontece nesta quarta-feira (29), das 9h às 17h, onde será apresentada uma visão geral dos princípios, práticas e regulamentações relacionadas a gestão da qualidade para as ações de vigilância sanitária. Já na quinta-feira (30), no mesmo horário, o curso será voltado aos técnicos das Vigilâncias Sanitárias municipais, para divulgação dos manuais orientativos aos gestores públicos sobre as boas práticas.
Nesta terça, o curso foi ministrado pelo assessor de Gestão de Projetos Institucionais da Superintendência da Vigilância Sanitária Estadual, Carlos Dias. Segundo ele, o encontro tem como propósito promover uma integração desses gestores com os principais atores de seus respectivos municípios, cujo objeto de trabalho tem alguma relação com a vigilância sanitária.
“O propósito é estar instrumentalizando esses gestores a partir de informações que são básicas, considerando os avanços que aconteceram nos últimos 20 anos do ponto de vista social e a necessidade de estarmos trabalhando o processo de trabalho de vigilância sanitária e harmonizando com as necessidades da sociedade, para podermos estar oferecendo políticas públicas de segurança cada vez mais eficientes”.
Para a assessora chefe da Vigilância Sanitária de Campos, Vera Cardoso de Melo, esse treinamento é de extrema importância.
“O curso nos coloca junto a colegas que são gestores de municípios vizinhos, como também diretamente com toda a equipe do Estado, que é quem norteia o nosso trabalho. A capacitação também nos atualiza, não só na parte da legislação, mas também com o que observamos de prática nas ruas”, disse Vera, acrescentando que os técnicos da VISA estarão participando ativamente dos próximos encontros, para capacitação e atualização da equipe.
A coordenadora da Vigilância Sanitária de São João da Barra, Samia Lopes Damas, reiterou dizendo que o encontro é válido para estar alinhando com o que há de novidade, tanto em legislação quanto na troca de experiências com os outros gestores. “O nosso trabalho é baseado nas leis, mas também tem muito da vivência prática já que, às vezes, precisamos ter o bom senso na hora de decidir uma conduta ou não. Então, penso que é sempre muito válido quando o Estado promove esses cursos, para que possamos nos atualizar”.
O curso também contou com as participações da promotora do Ministério Público Estadual (MPE), Denise Vidal e representantes do Núcleo Centralizado de Apoio de Vigilância em Saúde, do Conselho Regional de Contabilidade e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).