Notícia no detalhe
Núcleo de Acidente Biológico com atendimento diário
Nesta quarta-feira (27) é comemorado o Dia Nacional da Proteção de Acidentes de Trabalho, e o Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (Past) faz um alerta em relação aos constantes acidentes biológicos que acontecem em Campos, na maioria das vezes, com seringas. Para atender a demanda no município, o Past oferece em sua sede, na Rua Siqueira Campos, 108, ao lado do Automóvel Clube, o Núcleo de Acidente Biológico, em funcionamento desde janeiro de 2011.
Os números são significativos. A coordenadora do Past, Mara Carvalho explica que antes da criação do núcleo, o Hospital Ferreira Machado (HFM) registrava de 12 a 15 casos mensais e hoje a realidade é bem diferente. "Precisamos mostrar a população que esse tipo de acidente é muito comum. Hoje atendemos, em média, 15 casos por semana. De janeiro a junho temos registrado no prontuário eletrônico 170 casos, que passaram pelos hospitais e foram direcionados ao Past. Desse total, somente na sede atendemos, sem antes ter passado por outra unidade, 82 pacientes", acrescenta.
Mara explica, ainda, que no local o trabalhador tem atendimento com um infectologista, gratuitamente, e recebe os medicamentos necessários, além do tratamento por seis meses. "Um acidente do tipo biológico requer muito cuidado no tratamento. Uma pessoa que se furar com uma seringa usada, acidentalmente, por exemplo, deve buscar o primeiro atendimento no Centro de Controle de Infecção Hospitar (CCIH) no HFM e de preferência ir até a unidade com a fonte. Após o mesmo é encaminhado ao programa, para o tratamento", afirma.
Para facilitar o atendimento e, por sua vez, o acompanhamento desse paciente, a Secretaria Municipal de Saúde criou o fluxograma, onde toda rede de saúde do município é indicada a encaminhar esse paciente ao CCIA para a coleta dos primeiro exames, para então seguir ao Past. "Na unidade tudo é realizado através do prontuário eletrônico. Temos o paciente cadastrado, aqui ele consegue todo medicamento necessário para os 30 primeiros dias, e depois damos continuidade ao tratamento, onde o mesmo retorna em dois meses, quatro meses e seis meses, até estar liberado. Os exames são colhidos no Laboratório Plínio Barcelar e o resultado liberado em até 48 horas", diz.
Alerta - Segundo a coordenadora do programa, os acidentes são constantes no lixão da cidade, nas casas que têm pacientes acamados e que fazem o uso diário de seringas, e nas unidades de saúde, uma vez, que o descarte das seringas não é totalmente correto. "A informação é a palavra chave nesse processo. Quem tem lixo hospitalar dentro de casa, por exemplo, deve avisar a Limpeza Pública, pois o recolhimento nessa residência deve ser diferenciado. Todos os profissionais da saúde devem estar com suas vacinas em dia, em especial com as três doses da Hepatite B, pois assim, os riscos são menores", finaliza.
Exames - No primeiro atendimento, ainda no HFM, o paciente toma os medicamentos Biovir ou Keletra e, após, já no Past, faz os seguintes exames: hemograma completo, transaminases, ureia e creatinina, séricas, glicemia, anti-HIV, anti-HBS, anti-HBSAG, anti-HBC total e anti-HCV.
Past - O programa ofere a comunidade de trabalhadores o atendimento ambulatorial com medicina ocupacional, dermatologista, reumatologista, infectologista, fisioterapia e hidroterapia, psicólogo, enfermeiro, serviço social e advocacia do trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa