O Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta terça-feira (31), em sua sede, uma série de atividades para encerrar as ações alusivas a Campanha Outubro Rosa. Além de palestra, teve ainda café da manhã, atividade física recreativa, distribuição de brindes e lanches para as pacientes. Também foram realizados 50 preventivos e 50 mamografias de rastreio, fora das agendas habituais, com vista à prevenção e detecção de câncer de mama e colo do útero, cujas chances de cura é 95% quando iniciado tratamento nos primeiros estágios da doença.
A abertura do evento foi realizada pela diretora do CRTM, Alessandra Crespo, que na ocasião também homenageou a servidora Maria Angélica Alves Gomes que, após 36 anos cuidando da saúde das mulheres, está em processo de aposentadoria. Ela recebeu uma placa simbólica de agradecimento pelo tempo de serviço na unidade.
“A doutora Maria Angélica está encerrando hoje seu ciclo no CRMT. Ela é uma das médicas mais antigas e está entrando de férias e licença prêmio, seguidas de aposentadoria. Nada mais justo que aproveitar esse 31 de outubro, mês dedicado à saúde da mulher, para homenagear ela que é uma mulher que sempre se dedicou a cuidar de outras mulheres e os bens serviços prestados nesses 36 anos no Centro da Mulher”, disse, Alessandra.
A médica retribuiu agradecendo o carinho e respeito dos colegas de trabalho e também das pacientes. “Quero agradecer a todos. Somos um elo desse atendimento, todos responsáveis pelo bem-estar dessas mulheres que nos procuram. Estamos aqui para servir. Sempre me dediquei muito e não consigo fazer diferente. Então, agradeço a Deus imensamente por me dá vida e saúde para estar aqui nesse momento e podendo agradecer tudo que o Centro de Referência da Mulher fez por mim, a parceria e carinho dos funcionários, das pacientes e da minha diretora”, disse.
Além do apoio e participação da Fundação Municipal de Esportes (FME), o evento contou com palestra motivacional da CEO do Capacita Ela, a advogada Priscila Marques. O Capacita Ela é um projeto social que oferece de forma gratuita capacitação, reposicionamento e redirecionamento de carreira para mulheres, através de cursos livres e empreendedorismo. “Nossa abordagem hoje foi mais motivacional para tirar essa mulher da zona de conforto, para que ela identifique o que tem bom, que nós temos, e identifique que é através das diferenças que nós nos compomos. Isso ajuda na totalidade. Também resgatar alguns valores, se livrar de alguns traumas e encontrar novos caminhos”, disse Priscila.
Quem aproveitou o atendimento foi a babá Simone da Silva Matias, 49 anos. “Hoje fiz exame preventivo, mas sempre procuro me cuidar. Saúde em primeiro lugar”, disse.
Márcia Kristini Arcanjo, de 55 anos, também esteve presente no evento e fez exame preventivo. “Acho muito importante essas ações. Vim fazer exame preventivo e marcar a mamografia. Procuro me cuidar sempre, pois tenho síndrome de Cushing”, disse.