Notícia no detalhe
Orávio: Funcultura é privilégio de poucas cidades
A Secretaria de Cultura está regulamentando o Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura). A meta é desenvolver o Plano Municipal de Cultura e publicar editais para aprovação de projetos de todas correntes estéticas. Segundo o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, poucas cidades brasileiras possuem seu fundo. “Trata-se de um privilégio. Com o fundo, saímos na frente para resolver questões sobre a cultura e, também, na preservação do patrimônio arquitetônico", diz Orávio.
O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) em conjunto com o Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico do Município (Coppam) realizou na terça-feira (19), na Secretaria de Cultura, uma reunião para tratar do Funcultura.
- O Fundo é a providência mais importante da Prefeita Rosinha Garotinho no seu apoio à cultura. Através do Fundo, podemos criar políticas efetivas de apoio a todas as manifestações artísticas. Da literatura ao teatro; do cinema à videografia. Incluo, também, as manifestações culturais com registros históricos, como o jongo, a Cia. do Choro, o Boa Noite Amor, as quadrilhas de roça, a cavalhada, os bois pintadinhos, as escolas de samba União da Esperança e a Mocidade Louca – explicou o secretário de cultura, Orávio de Campos.
A reunião, presidida por Orávio, contou com a presença do secretário de Obras e Urbanismo, César Romero Braga; o procurador José Olímpio dos Santos Siqueira; o representante do Coppam, Humberto Neto das Chagas; a presidente da Fundação Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro; a secretária particular da prefeita Rosinha, Lindamara Silva; o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas; além de representantes do Concultura, Dione Baptista do Amaral Sardinha e Antonio Luis Baldan Gusmão (Concultura).
Centro Histórico – Na reunião também foi discutida a poluição visual do centro histórico, onde os comerciantes estão cobrindo os prédios com publicidade. Ficou decidido que a Secretaria de Cultura vai agendar um encontro com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e Associação de Comerciantes e Lojistas da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), para discutir a questão. A Coordenadoria de Fiscalização e Postura será informada sobre possíveis exageros.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
- 17/05/2025 11:12:16 Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
- 17/05/2025 10:07:55 Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
- 17/05/2025 08:23:13 Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
- 16/05/2025 20:48:36 Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
1705 11h12Sáude esclarece fluxo de atendimento a pacientes oncológicos no município
1705 10h07Capacitações gratuitas formam novos profissionais em beleza, moda e serviços
1705 08h23Dia Mundial da Reciclagem reforça importância do Projeto Reciclar na Rede
1605 20h48Primeira-dama participa de almoço pelo Dia das Mães na Residência Inclusiva II
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa