Notícia no detalhe
Orávio: Funcultura é privilégio de poucas cidades
A Secretaria de Cultura está regulamentando o Comitê Gestor do Fundo Municipal de Cultura (Funcultura). A meta é desenvolver o Plano Municipal de Cultura e publicar editais para aprovação de projetos de todas correntes estéticas. Segundo o secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, poucas cidades brasileiras possuem seu fundo. “Trata-se de um privilégio. Com o fundo, saímos na frente para resolver questões sobre a cultura e, também, na preservação do patrimônio arquitetônico", diz Orávio.
O Conselho Municipal de Cultura (Concultura) em conjunto com o Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico do Município (Coppam) realizou na terça-feira (19), na Secretaria de Cultura, uma reunião para tratar do Funcultura.
- O Fundo é a providência mais importante da Prefeita Rosinha Garotinho no seu apoio à cultura. Através do Fundo, podemos criar políticas efetivas de apoio a todas as manifestações artísticas. Da literatura ao teatro; do cinema à videografia. Incluo, também, as manifestações culturais com registros históricos, como o jongo, a Cia. do Choro, o Boa Noite Amor, as quadrilhas de roça, a cavalhada, os bois pintadinhos, as escolas de samba União da Esperança e a Mocidade Louca – explicou o secretário de cultura, Orávio de Campos.
A reunião, presidida por Orávio, contou com a presença do secretário de Obras e Urbanismo, César Romero Braga; o procurador José Olímpio dos Santos Siqueira; o representante do Coppam, Humberto Neto das Chagas; a presidente da Fundação Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro; a secretária particular da prefeita Rosinha, Lindamara Silva; o diretor do Arquivo Público Municipal, Carlos Freitas; além de representantes do Concultura, Dione Baptista do Amaral Sardinha e Antonio Luis Baldan Gusmão (Concultura).
Centro Histórico – Na reunião também foi discutida a poluição visual do centro histórico, onde os comerciantes estão cobrindo os prédios com publicidade. Ficou decidido que a Secretaria de Cultura vai agendar um encontro com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic) e Associação de Comerciantes e Lojistas da Rua João Pessoa e Adjacências (Carjopa), para discutir a questão. A Coordenadoria de Fiscalização e Postura será informada sobre possíveis exageros.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/09/2025 18:58:08 Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
- 18/09/2025 18:04:13 Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
- 18/09/2025 17:34:08 Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
- 18/09/2025 16:40:37 Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
- 18/09/2025 15:43:42 Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeito entrega obras de ampliação da Creche Francisco Cordeiro na Penha
1809 18h04Meio Ambiente e Sustentabilidade inaugura Bosque da Lagoa do Vigário
1809 17h34Unidade móvel do Hemocentro realiza ação de coleta de sangue no Externato Crespo
1809 16h40Secretaria de Educação firma parceria com a PRF para a Semana Nacional do Trânsito
1809 15h43Oficinas marcam o terceiro dia do Seminário de Tecnologias e Mídias Digitais
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
3Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
4Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para assinatura dos documentos de posse
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Independência do Brasil: Prefeitura libera programação dos desfiles