Notícia no detalhe
Doutor Chicão em reunião da Ompetro nesta quarta
O vice prefeito, Doutor Chicão, participa nesta quarta-feira (20), às 10h30, em Macaé, de uma reunião extraordinária da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo (Ompetro). Doutor Chicão estará representando a prefeita Rosinha Garotinho, que é vice-presidente da entidade, e está de férias por 15 dias para descanso. A reunião extraordinária será no gabinete do prefeito de Macaé, Riverton Mussi, presidente da Ompetro, e tem o objetivo de definir estratégias para ajudar a reforçar o acordo, que está sendo feito entre os municípios produtores e não-produtores, na distribuição dos royalties.
Uma Proposta de Emenda Parlamentar (PEC), que ficou conhecida como Emenda Ibsen/Simon, previa a redistribuição dos royalties do petróleo para todos os municípios e estados brasileiros. Antes de deixar o cargo, o então presidente Lula vetou o artigo 64 do projeto, que trata do novo modelo de partilha dos royalties. “A presidente Dilma [Rousseff] pediu que possa haver acordo entre os municípios produtores e não-produtores para que, quando o veto voltar ao Congresso, todos estejam em consenso”, diz Marcelo Neves.
O superintendente de Petróleo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Neves, secretário executivo da Ompetro, informa que a reunião foi necessária em virtude da mobilização entre deputados e senadores, que vai acontecer para que o acordo seja oficializado. “O presidente do Senado, José Sarney, prorrogou o prazo para que haja um consenso entre produtores e não- produtores até 15 de setembro
O secretário da Ompetro informa que os não-produtores já reconheceram o direito dos produtores receberem recursos diferenciados devido aos impactos que socioambientais que sofrem e aceitaram que não se mexa nos recursos da extração de petróleo pós-sal, ou seja, dos já existentes.
- O único ponto divergente é que os não-produtores não querem esperar até 2020, para quando está estimado o auge da produção de petróleo na camada pré-sal, para receber os recursos, por isso, há a proposta de se instituir um fundo para que os recursos possam ser compartilhado entre os não-produtores -, declara Marcelo, acrescentando que, entre as propostas, também está a da União abrir mão de parte dos seus recursos em favor deste fundo.
Últimas Notícias adicionadas
- 06/03/2026 18:06:43 Tudo pronto para o Prefeitura em Ação deste sábado no Parque Santa Rosa
- 06/03/2026 17:48:53 Assistidas pelos CRAS começam curso de Cuidadora de Idosos no IFF Guarus
- 06/03/2026 17:29:37 Limpeza Pública atua no Santa Rosa para o Prefeitura em Ação desde sábado
- 06/03/2026 15:57:07 Obras do programa Asfalto na Porta seguem a todo vapor em ruas da área central
- 06/03/2026 14:29:17 Equipes da Prefeitura e do Estado fazem fazem vistoria na Ponte Barcelos Martins
Tudo pronto para o Prefeitura em Ação deste sábado no Parque Santa Rosa
0603 17h48Assistidas pelos CRAS começam curso de Cuidadora de Idosos no IFF Guarus
0603 17h29Limpeza Pública atua no Santa Rosa para o Prefeitura em Ação desde sábado
0603 15h57Obras do programa Asfalto na Porta seguem a todo vapor em ruas da área central
0603 14h13Prefeitura dá início à reconstrução da rede elétrica do Museu Histórico de Campos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
6Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro





















