Notícia no detalhe
Pacientes de programas de saúde serão georreferenciados
Uma parceria envolvendo Hospital Geral de Guarus (HGG), Cidac, Secretaria de Saúde e Superintendência de Saúde Coletiva, vai georreferenciar todas as pessoas assistidas pelos programas de saúde da Prefeitura de Campos, começando pelo hiperdia. Segundo explicou o diretor do HGG, Edson Batista, a proposta é localizar onde estão os doentes e em médio prazo permitir que possam retirar o remédio na própria Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro ou, até mesmo, receber os medicamentos em casa.
“Vamos humanizar o atendimento. Com isso, acredito que em médio prazo, quem estiver cadastrado em dos programas vai poder receber medicamentos dentro de sua própria casa.”, adiantou o diretor do HGG. Edson Batista disse que o hiperdia foi o escolhido, por ser o programa onde tem um maior número de pacientes cadastrados. Porém, segundo Batista, doentes assistidos por programas de hanseníase e tuberculose, também serão beneficiados, retirando remédio na UBS ou recebendo em sua residência.
O superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Miguel Haddad, contou que o levantamento dos programas e do cadastro das pessoas assistidas já começou a ser feito, e o próximo passo é iniciar o mapeamento. “É um projeto muito interessante, e que facilitará bastante para os pacientes. Além disso, dessa forma, também vamos definir o perfil epidemiológico das doenças da população de Campos”, contou Charbell Miguel. Para agilizar o andamento dos trabalhos, já existe um Termo de Cooperação Técnica.
De acordo com o que informou o diretor de tecnologia do Cidac, Robson Colla, já foram realizadas duas reuniões com a participação de representantes do HGG, da Secretaria Municipal de Saúde e da Superintendência de Saúde Coletiva para que o sistema possa ser montado e colocado em prática. “Isso evitará que o paciente tenha que se deslocar de seu bairro para ir pegar um remédio. Esse projeto vai permitir que isso possa ser feito na UBS e, até mesmo, na própria residência da pessoa”, observou Colla.
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
- 13/03/2026 08:14:17 Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















