Notícia no detalhe
Prefeita Rosinha participa de ato pró-royalties em Cabo Frio
A convite de dirigentes da sociedade civil organizada e do prefeito de Cabo Frio, Marcos Mendes, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, participou na noite desta sexta-feira (26) do manifesto realizado pelos cabofrienses contra a Emenda Ibsen, aprovada na Câmara dos Deputados no dia 10 de março e que tramita no Senado, que redistribui os royalties do petróleo.
Rosinha Garotinho falou na condição de presidente da Ompetro (Organização dos Municípios Produtores de Petróleo) da Bacia de Campos e fez ampla explanação sobre o assunto, explicando à população de Cabo Frio todos os passos do movimento que ela iniciou em fevereiro junto aos ministros em Brasília e aos governadores do Rio, Sérgio Cabral, e do Espírito Santo, Paulo Hartung, e também protestou:
― Eles [os deputados dos estados não produtores] enganaram a população e inclusive muitos prefeitos, pois falavam que discutiam os royalties do pré-sal, mas aprovaram a emenda para tirar royalties do pós sal, que os municípios já recebem há cerca de 20 anos por ser direito constitucional como compensação pelos danos ambientais provocados nos territórios dos municípios produtores, enfatizou a prefeita Rosinha ― enfatiza a prefeita.
O ato em Cabo Frio reuniu cerca de cinco mil pessoas na Praça Porto do Carro, na região Central. Da mesma forma que ocorreu com o início do movimento “Justiça para quem produz”, em Campos, no dia 4 de março, na Praça São Salvador, vários prefeitos dos municípios vizinhos, que serão prejudicados caso a emenda seja aprovada no Senado, apoiaram o ato ao lado da população de Cabro Frio.
― Acredito no STF (Superior Eleitoral Federal) porque é o guardião da Constituição Federal, que a maior parte dos deputados rasgaram num ato eleitoreiro. Mas estamos num ano eleitoral e não posso ter certeza que os senadores vão mudar a decisão da Câmara Federal. Como corremos o risco de acontecer no Senado o mesmo que ocorreu na Câmara, precisamos nos preparar para lutar na esfera jurídica e contar com o bom senso dos ministros do STF ― reforçou a prefeita de Campos e presidente da Ompetro.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional