Notícia no detalhe
Prefeita faz propostas sobre partilha dos royalties em Brasília
A Prefeita Rosinha Garotinho fez um pronunciamento nesta quarta-feira (13), na audiência pública da Subcomissão Especial de Política Nacional Relativa à Província Petrolífera do Pré-Sal na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na oportunidade, a prefeita, na condição de vice-presidente da Organização dos Municípios Produtores de Petróleo e Gás Natural da Bacia de Campos (Ompetro), sugeriu que a União entre com a parte dela na divisão dos royalties.
- Porque o governo federal não faz a partilha dos recursos oferecidos pelas empresas que ganham as licitações para a exploração do petróleo e distribui para esses municípios que não produzem e estão reivindicando os royalties? - questionou a prefeita.
Rosinha Garotinho ressaltou que o novo modelo de partilha proposto pela Emenda Ibsen/Simon fere a Constituição e cobrou um posicionamento do governo federal no tocante às propostas apresentadas em reuniões com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. "O pedido dos municípios produtores foi de que não mudassem o modelo de partilha. Entendemos que o Supremo é o guardião da Constituição. Não temos os royalties dos outros bens que os outros estados têm. Fizemos algumas propostas ao Ministro Edison Lobão, que não foram levadas adiante. Estamos abertos ao entendimento", afirmou Rosinha.
Uma das propostas apresentadas pela Ompetro é que 40% do modelo de partilha permaneça como o modelo antigo e os outros 60% sejam distribuídos para o resto do país. Outra sugestão da Ompetro é de que a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aumente os recursos destinados ao Fundo Social para investimento em áreas estabelecidas, como Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Cultura e Esporte.
Últimas Notícias adicionadas
- 16/06/2026 09:06:45 Seduct faz Treinamento de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos
- 16/06/2026 08:41:13 Fundação Municipal de Saúde recebe novos aparelhos de raio-x digital
- 15/06/2026 18:43:03 Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
- 15/06/2026 18:15:19 Imuniza Campos no Parque Aurora reforça estratégia para ampliar cobertura vacinal
- 15/06/2026 17:45:14 Ação especial reforça direitos e proteção à pessoa idosa no transporte público
Seduct faz Treinamento de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos
1606 08h41Fundação Municipal de Saúde recebe novos aparelhos de raio-x digital
1506 18h43Consulplan divulga resultados preliminares de novas etapas do Concurso da Educação
1506 18h15Imuniza Campos no Parque Aurora reforça estratégia para ampliar cobertura vacinal
1506 17h45Ação especial reforça direitos e proteção à pessoa idosa no transporte público
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
5Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
6Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária





















