Notícia no detalhe
Codemca cadastra ambulantes para formalização
A partir de segunda-feira (29), os vendedores ambulantes do Shopping Popular Michel Haddad precisam comparecer à Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca) para realizar um cadastro e, em seguida, serem encaminhados para contadores que vão ser custeados pela prefeitura para formalização online. A determinação é da prefeita Rosinha Garotinho, visando regularizar a situação dos ambulantes.
A informação é do presidente da Codemca, Jivago Faria, que se reuniu nesta sexta-feira (26), na sede do órgão, com o presidente da Associação dos Vendedores Autônomos do Shopping Popular (Avasp), Paulo Renato Gama Pedrosi; o subprocurador do município, Fabrício Ribeiro; e o presidente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Eduardo Crespo. O encontro foi para discutir a formalização dos ambulantes, que precisa ser feita no prazo de 15 dias, estipulado pelo Ministério Público Federal.
- A partir do momento que os ambulantes forem encaminhados aos contadores, eles farão uma formalização online. Vamos propor toda assistência e orientações a esses trabalhadores, para que eles possam trabalhar tranquilos, inclusive, com Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Esperamos cadastrar 20 ambulantes por dia - ressalta o presidente da Codemca.
De acordo com o subprocurador Fabrício Ribeiro, a fiscalização da mercadoria vendida pelos ambulantes cabe ao Estado, não sendo responsabilidade da prefeitura. “A operação de apreensão de mercadorias foi feita pela Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF). Cabe ao governo municipal fazer a formalização, que será realizada pela Codemca, o que torna estes trabalhadores formais. Com isso, eles poderão comercializar suas mercadorias e emitir a nota fiscal e não vão ter problemas com a PF e com o MPF”, esclareceu.
Microcrédito – A partir da formalização, os ambulantes poderão ser beneficiados pelo Programa Municipal de Microcrédito (Fundecam Solidário), criado pela prefeita Rosinha Garotinho, para atender ao pequeno negócio. Eles serão orientados por agentes de crédito do quadro de pessoal da prefeitura. “Vamos trabalhar com uma taxa de 0,5% ao mês, a menor de todo o país. O empreendedor individual é uma realidade. O nosso compromisso é usar os royalties do petróleo para alavancar o pequeno negócio”, informou o presidente do Fundecam, Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
- 14/05/2025 18:12:42 Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
- 14/05/2025 17:51:14 Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
- 14/05/2025 17:18:59 Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
- 14/05/2025 14:15:42 Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
1405 18h12Escola municipal de Fazendinha recebe obras de ampliação modular
1405 17h51Secretaria de Governo lança programa “Domingo em Família” em coletiva de imprensa
1405 17h18Obras do programa Bairro Legal em fase de conclusão no Parque Prado
1405 14h15Travessão recebe Mutirão de Atualização do CadÚnico nos dias 21 e 22 de maio
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional