Notícia no detalhe
Mais de 190 cirurgias de catarata no HGG de janeiro a julho
Mais 31 pacientes tiveram a visão completamente restaurada em dois mutirões da catarata realizados em junho no Hospital Geral de Guarus (HGG). Julho começou com mais dez pacientes sendo operados na unidade de saúde, nesta sexta-feira (8), no primeiro mutirão do segundo semestre deste ano. De acordo com a coordenação de oftalmologia, de janeiro a julho de 2011, 192 pessoas fizeram cirurgia de catarata no HGG. A operação é rápida, tem uma duração média entre 30 e 40 minutos, e o paciente não precisa ficar internado, tendo alta no mesmo dia. O projeto “Uma Nova Visão”, cuja maior finalidade é por fim à demanda de pacientes com catarata em Campos, foi iniciado em janeiro.
O aposentado Aristótino Batista, 69 anos, fez a segunda cirurgia: a primeira, em janeiro, foi no olho direito e, agora, no esquerdo. “É ótimo, me sinto aliviado. Estou enxergando normalmente. Gosto de fazer cirurgia só aqui nesse hospital. Além de ser perto de casa, o atendimento é bom”, disse seu Aristótino, morador no Parque Santa Rosa. Já o agricultor Laerte Moreira de Azevedo, 58 anos, veio de Praça João Pessoa, São Francisco de Itabapoana para fazer a cirurgia no HGG. “Marquei a cirurgia há dois dias. Tudo aqui é rápido”, observou ele.
A média de cirurgias de catarata, a cada mês, varia de 30 a 35. A catarata forma-se por diferentes razões, entre elas exposição de longo prazo a raios ultravioleta, efeito secundário de doenças como diabetes ou devido à idade avançada. Fatores genéticos são muitas vezes causa de catarata congênita e podem ter papel principal no aparecimento da doença. De acordo com estudos, metade das pessoas entre 65 e 74 anos e 70% daquelas acima dos 75 anos têm alguma formação de catarata. No entanto, catarata também pode ser resultado de lesão no olho ou de um trauma físico. No HGG, os mutirões ocorrem quinzenalmente. O próximo será realizado na sexta-feira (15) e a previsão é fazer em torno de 11 cirurgias.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/08/2025 18:04:43 Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
- 02/08/2025 17:49:43 Prefeitura em Ação: Obras da Escola Maria Cordeiro Borges entregues à população
- 02/08/2025 16:03:18 Wladimir participa do Prefeitura em Ação e inaugura obras da escola de Rio Preto
- 02/08/2025 14:04:36 Saúde leva informação, prevenção e cuidado à população no Prefeitura em Ação
- 02/08/2025 13:42:18 Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
0208 17h49Prefeitura em Ação: Obras da Escola Maria Cordeiro Borges entregues à população
0208 16h03Wladimir participa do Prefeitura em Ação e inaugura obras da escola de Rio Preto
0208 14h04Saúde leva informação, prevenção e cuidado à população no Prefeitura em Ação
0208 13h42Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
2373ª Festa do Santíssimo Salvador terá shows de Vitinho e Joanna
3Secretaria de Administração e CIDAC desenvolvem site exclusivo para licitações
4Criança Feliz: Prefeitura divulga novo calendário do Processo Seletivo
5Logística da 373ª Festa do Santíssimo Salvador debatida em reunião
6Qualificação e Emprego abre 29 vagas para motoristas em diversas áreas