Notícia no detalhe
Ururaí ganhará Núcleo de Prevenção de Desastres da Defesa Civil
A Secretaria Municipal de Defesa Civil realiza hoje (quinta-feira, 07), às 19h, no Colégio Municipal João Borges Barreto, em Ururaí, a segunda reunião para implantação do Núcleo de Prevenção de Desastres em Ururaí. O objetivo do núcleo, segundo o Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres da Defesa Civil, Rubens da Silva Gomes, é criar um braço da secretaria para trabalhar em conjunto com os moradores do distrito.
Os Núcleos de Prevenção de Desastres já são desenvolvidos em duas localidades, Santo Eduardo e Ponta Grossa. O próximo núcleo vai ser implementado em Goitacazes, segundo Rubens da Silva Gomes. “A tendência é que a secretaria crie outros núcleos em locais que estão sujeitos a desastres, como Três Vendas e Lagoa de Cima”. O Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres da Defesa Civil, explica que esses núcleos têm auxiliado muito, principalmente no direcionamento e agilização do atendimento.
- Estamos sempre em contato com os coordenadores desses núcleos. Fazemos reuniões periódicas. Temos tido um grande avanço e uma resposta muito boa. Uma situação como Ururaí, por exemplo, que tem passado por diversos desastres, a população pode nos ajudar e muito com o levantamento e cadastramento dos pontos críticos e necessidades gerais do bairro – afirmou Gomes.
Os Núcleos de Prevenção de Desastres são um canal de transmissão dos representantes da Defesa Civil nas localidades com a secretaria. Cada núcleo tem de 35 a 40 voluntários, que prestam serviços não remunerados. São identificadas residências com rachaduras e são feitos cortes de árvores. A Secretaria de Defesa Civil faz uma avaliação técnica, verificando a necessidade de materiais. E os trabalhos de prevenção a desastres, como enxurradas e enchentes, são desenvovidos em parceria com outras secretarias, como a de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e a Emut.
Combate ao Incêndio Florestal – Ontem (quarta-feira, 06), a Secretaria Municipal de Defesa Civil realizou a terceira palestra de Combate ao Incêndio Florestal, proferida pelo Major Joaquim Silva e o Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres, Rubens da Silva Gomes, no Colégio Agrícola, destinada a professores e funcionários da escola. Outras duas palestras destinadas aos alunos de técnico agrícola da instituição aconteceram na segunda (4) e na terça-feira (5) no mesmo local. Na oportunidade são ministradas aulas básicas de combate ao incêndio florestal, primeiros socorros e produtos perigosos.
Últimas Notícias adicionadas
Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
2Cras com inscrições abertas para o curso de Cuidadora Infantil pelo “Mulheres Mil”
3Saúde conclui módulo prático de formação dos novos Agentes Comunitários de Saúde
4Programa Estradas do Produtor segue com manutenção de vicinais em Pernambuca
5Concurso da Educação avança com resultado da prova objetiva
6Campos amplia diálogo sobre setor offshore e logística aeroportuária





















