Notícia no detalhe
Ururaí ganhará Núcleo de Prevenção de Desastres da Defesa Civil
A Secretaria Municipal de Defesa Civil realiza hoje (quinta-feira, 07), às 19h, no Colégio Municipal João Borges Barreto, em Ururaí, a segunda reunião para implantação do Núcleo de Prevenção de Desastres em Ururaí. O objetivo do núcleo, segundo o Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres da Defesa Civil, Rubens da Silva Gomes, é criar um braço da secretaria para trabalhar em conjunto com os moradores do distrito.
Os Núcleos de Prevenção de Desastres já são desenvolvidos em duas localidades, Santo Eduardo e Ponta Grossa. O próximo núcleo vai ser implementado em Goitacazes, segundo Rubens da Silva Gomes. “A tendência é que a secretaria crie outros núcleos em locais que estão sujeitos a desastres, como Três Vendas e Lagoa de Cima”. O Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres da Defesa Civil, explica que esses núcleos têm auxiliado muito, principalmente no direcionamento e agilização do atendimento.
- Estamos sempre em contato com os coordenadores desses núcleos. Fazemos reuniões periódicas. Temos tido um grande avanço e uma resposta muito boa. Uma situação como Ururaí, por exemplo, que tem passado por diversos desastres, a população pode nos ajudar e muito com o levantamento e cadastramento dos pontos críticos e necessidades gerais do bairro – afirmou Gomes.
Os Núcleos de Prevenção de Desastres são um canal de transmissão dos representantes da Defesa Civil nas localidades com a secretaria. Cada núcleo tem de 35 a 40 voluntários, que prestam serviços não remunerados. São identificadas residências com rachaduras e são feitos cortes de árvores. A Secretaria de Defesa Civil faz uma avaliação técnica, verificando a necessidade de materiais. E os trabalhos de prevenção a desastres, como enxurradas e enchentes, são desenvovidos em parceria com outras secretarias, como a de Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e a Emut.
Combate ao Incêndio Florestal – Ontem (quarta-feira, 06), a Secretaria Municipal de Defesa Civil realizou a terceira palestra de Combate ao Incêndio Florestal, proferida pelo Major Joaquim Silva e o Chefe da Divisão de Prevenção de Desastres, Rubens da Silva Gomes, no Colégio Agrícola, destinada a professores e funcionários da escola. Outras duas palestras destinadas aos alunos de técnico agrícola da instituição aconteceram na segunda (4) e na terça-feira (5) no mesmo local. Na oportunidade são ministradas aulas básicas de combate ao incêndio florestal, primeiros socorros e produtos perigosos.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/08/2025 18:04:43 Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
- 02/08/2025 17:49:43 Prefeitura em Ação: Obras da Escola Maria Cordeiro Borges entregues à população
- 02/08/2025 16:03:18 Wladimir participa do Prefeitura em Ação e inaugura obras da escola de Rio Preto
- 02/08/2025 14:04:36 Saúde leva informação, prevenção e cuidado à população no Prefeitura em Ação
- 02/08/2025 13:42:18 Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
0208 17h49Prefeitura em Ação: Obras da Escola Maria Cordeiro Borges entregues à população
0208 16h03Wladimir participa do Prefeitura em Ação e inaugura obras da escola de Rio Preto
0208 14h04Saúde leva informação, prevenção e cuidado à população no Prefeitura em Ação
0208 13h42Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
2373ª Festa do Santíssimo Salvador terá shows de Vitinho e Joanna
3Secretaria de Administração e CIDAC desenvolvem site exclusivo para licitações
4Criança Feliz: Prefeitura divulga novo calendário do Processo Seletivo
5Logística da 373ª Festa do Santíssimo Salvador debatida em reunião
6Qualificação e Emprego abre 29 vagas para motoristas em diversas áreas