“Primeira vez que participo da festa trabalhando e não tive dificuldade nenhuma para conseguir o credenciamento da minha barraca”. É com a expectativa lá em cima que a vendedora ambulante Neiva Cláudia Batista vai participar este ano da 371ª Festa do Santíssimo Salvador, padroeiro de Campos, que começa nesta quinta-feira (03) e segue até domingo (06). Neiva esteve hoje cedo na Praça São Salvador para retirar o colete de identificação e a licença para ambulantes, que permitem o trabalho durante o evento, que é promovido pela Prefeitura de Campos.
As barracas já estão montadas de forma padrão e a Secretaria de Ordem Pública reuniu parte do efetivo nesta quinta para receber os ambulantes, entregar o kit de identificação com colete e licença para trabalhar, além de tirar dúvidas e dar as orientações pertinentes ao evento.
O planejamento da ação este ano foi baseado em um novo projeto que foi encaminhado pela secretaria ao Corpo de Bombeiros, com a definição de pontos importantes como o distanciamento da caixa de segurança de público, a tenda onde vai funcionar um posto de atendimento médico exclusivo para o evento, a tenda da Secretaria de Ordem Pública que vai atender a população todos os dias e toda essa estrutura é para garantir a segurança de todos que vão curtir esse momento tradicional da cidade.
A responsável pelo setor de ambulantes na Secretaria de Ordem Pública, Josimairy Gonçalves, já participa da organização do evento há anos e garante que a equipe está preparada para a expectativa de público que promete ser maior em comparação ao ano anterior. “Esses ambulantes atuam com a gente, na nossa rotina, todos os dias. E o nosso objetivo é fornecer condições para que esses mais de 150 trabalhadores, além das entidades e dos artesãos, consigam trabalhar dignamente nesse que é um dos eventos mais aguardados do ano”.
E tem ambulante antigo que está de volta para trabalhar na festa. Nailton Magalhães leva seus produtos para vender no evento há 40 anos. E ele garante que esses quatro dias de festa fazem a diferença no orçamento. “Sou veterano aqui entre os meus amigos e foi tudo muito bem organizado. A equipe da Ordem Pública está de parabéns porque eles sabem tratar a gente. Eu estou muito feliz”, disse empolgado Nailton.
O trabalho da Secretaria de Ordem Pública para esse evento começou cerca de seis meses antes, quando a equipe começou a alinhar a parceria com outras secretarias e unificar ações já organizadas. As datas para cadastro dos ambulantes foram publicadas em Diário Oficial, e todo o processo de inscrição aconteceu no mês de julho.
Todo os agentes estão trabalhando em escala diferenciada durante os dias de evento e, de acordo com o secretário da pasta, Jackson Sousa, tudo foi pensado para que a família campista possa levar para casa mais um ano de boas recordações. “Nosso trabalho conversa com todas as equipes da Prefeitura que estarão juntas, garantindo que tudo aconteça como o planejado. Nossos agentes estarão trabalhando de forma integrada com a Polícia Militar (PM) e com a Guarda Civil Municipal (GCM) para que essa seja a melhor edição da festa de São Salvador para os campistas e para os turistas. Todos são muito bem-vindos e nós, estamos às ordens”, concluiu.