Notícia no detalhe
Levantamento de Índice de Infestação do Aedes aegypti começa nesta segunda
Essa é a terceira pesquisa do ano e expectativa é de que o índice seja menor do que o último LIRAa, que apontou índice de infestação de 4.5%.
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza a partir de segunda (31 de julho) até sexta (4 de agosto), mais um Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa). A pesquisa amostral permite o conhecimento de forma rápida do índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
O LIRAa é uma atividade preconizada pelo Ministério da Saúde, onde o índice de infestação satisfatório para o mosquito transmissor de arboviroses é abaixo de 1%. Os resultados da pesquisa serão divulgados na semana seguinte à conclusão da coleta de dados.
O município realizou o 1º LIRAa do ano em janeiro, cujo índice foi de 5,2%. Dessa vez a expectativa é de que o índice seja ainda menor do que a última pesquisa, realizada em maio, que apontou índice de infestação de 4.5%. O diretor do CCZ, Carlos Morales, credita ao LIRAa boa parte dos satisfatórios resultados apresentados.
“Passamos por uma fase de sol e chuva que, muito provavelmente aumentou a proliferação de mosquitos. E esse trabalho está ajudando muito a nossa população. Esperamos um índice ainda menor para esse novo LIRAa”, destacou Morales.
Claudemir Barcelos, coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV), destacou ainda que o trabalho realizado pelos agentes de Campos é referência nacional. “Tecnicamente, nós estamos bem à frente de muitas cidades do Brasil. O trabalho realizado no CCZ em Campos é referência e destaque em várias seminários e palestras por onde passamos. Isso está refletido nos resultados que temos a cada finalização de trabalho e a cada LIRAa”, completou.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 12:28:25 Ciclo de oficinas sobre projetos culturais para artesãos em parceria com o Sebrae
- 11/03/2026 10:46:24 PF e Educação vão implantar Projeto Guardiões da Infância na rede municipal
- 11/03/2026 09:47:24 Profissionais do HFM iniciam ensaios de peça teatral para a Semana da Enfermagem
- 11/03/2026 09:42:26 Brilha Campos em Donana na Baixada Campista
- 11/03/2026 09:40:18 Educação faz 5ª convocação de 69 cuidadores para educação especial inclusiva
Ciclo de oficinas sobre projetos culturais para artesãos em parceria com o Sebrae
1103 10h46PF e Educação vão implantar Projeto Guardiões da Infância na rede municipal
1103 09h47Profissionais do HFM iniciam ensaios de peça teatral para a Semana da Enfermagem
1103 09h42Brilha Campos em Donana na Baixada Campista
1103 09h40Educação faz 5ª convocação de 69 cuidadores para educação especial inclusiva
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
6Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro




















