Notícia no detalhe
Doutor Chicão apresenta anticorpo contra vírus em prematuros
O vice-Prefeito, Doutor Chicão, abriu na noite desta quinta-feira (25), o seminário de apresentação do Anticorpo Monoclonal Humanizado Específico contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), ao lado do secretário de Saúde, Paulo Hirano. O encontro aconteceu no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, na Faculdade de Medicina, e contou com a participação do chefe do Departamento de Neonatologia do Instituto Fernandes Figueira, ligado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), José Roberto de Moraes Ramos.
O anticorpo será oferecido por meio do imunobiológico Synagis (palivizumabe) e é indicado na prevenção de doenças graves causadas pelo VSR em crianças com fatores de risco, como prematuros com menos de 28 semanas de idade gestacional, portadores de displasia broncopulmonar e portadores de cardiopatia congênita. “O anticorpo representa uma proteção para a população de risco e reduz sensivelmente as internações das crianças com asma”, disse o palestrante.
O Superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, afirmou que o novo anticorpo começará a ser aplicado a partir de maio. Ele explicou que a vacina Prevenar contribuiu para reduzir de 14 para 9.6 os casos de morbidade e mortalidade infantil no município. O vice-prefeito, Doutor Chicão, anunciou que um dos projetos do município é efetuar a implantação da nova vacina Prevenar 13 valente para crianças com idades entre 2 e 5 anos. A Prevenar 7 valente, hoje aplicada nas crianças do município, protege contra 7 sorotipos de pneumococo. “Vamos possibilitar que o índice de mortalidade infantil caia ainda mais”, declarou.
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, ressaltou que a Gestão Plena da Saúde está garantindo melhor assistência aos campistas e lembrou Programas como o Emergência em Casa, que já recebeu mais de 20 mil chamados e realizou cerca de 5 mil atendimentos. “Estamos adquirindo melhores resultados a cada dia. Hoje temos assistência farmacêutica básica em todas as unidades de saúde e o sistema de marcação de consultas está sendo aprimorado”, disse.
Vice-Prefeito Doutor Chicão abriu os trabalhos na Faculdade de Medicina
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 18:28:30 Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
- 13/03/2026 17:53:18 Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
- 13/03/2026 15:35:48 Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Agentes de Combate às Endemias começam a ser vacinados contra a dengue
1303 17h53Terceira Idade encerra programação pelo Dia das Mulheres com evento no Tamandaré
1303 15h35Secretaria Municipal de Saúde de Campos emite comunicado
1303 15h01Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















