Notícia no detalhe
CCZ inicia o 2º LIRAa para avaliar índice de infestação de Aedes aegypti
A pesquisa amostral permite o conhecimento de forma rápida do índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya
O Centro de Controle de Zoonoses—CCZ realiza, entre os dias 8 e 12 de maio, o 2º Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti—LIRAa. A pesquisa amostral permite o conhecimento de forma rápida do índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, além de identificar a predominância dos recipientes para oviposição no município.
Para a execução do trabalho de campo, a área urbana do município foi dividida em 19 estratos, onde os Agentes de Combates às Endemias (ACE’s) irão vistoriar 8.190 imóveis em 636 quarteirões dos 100 bairros selecionados para a ação que, ao final, apontará o Índice de Infestação Predial (IIP) e Índice de Breteau (IB). A coleta de dados será feita durante toda a semana e envolvem 100 ACE’s, além de supervisores e pessoal de apoio técnico administrativo.
“As amostras de focos recolhidas são identificadas e encaminhadas para análise laboratorial, onde é feita a identificação da espécie do vetor. Também é registrado o tipo de criadouros com predominância larvária e, posteriormente desenvolvemos atividades de combate na cidade”, explica Claudemir Barcelos, que é coordenador do Programa Municipal de Controle de Vetores (PMCV).
O LIRAa é uma atividade preconizada pelo Ministério da Saúde, onde o índice de infestação satisfatório para o mosquito transmissor de arboviroses é abaixo de 1%. Os resultados da pesquisa serão divulgados na semana seguinte à conclusão da coleta de dados.
O município realizou o 1º LIRAa em janeiro, cujo índice foi de 5,2%, ocasião em que também se observou o aumento dos casos confirmados de dengue na cidade. Desde então, as atividades de combate ao mosquito foram intensificadas com campanhas educativas, mutirões integrados de limpeza e eliminação de focos, por meio da campanha “Dengue Aqui Não”. Também houve ampliação do Centro de Referência da Dengue e Pós-Covid Jayme Tinoco Netto com vista à assistência médica para a população.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/03/2026 14:37:30 Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
- 11/03/2026 12:28:25 Ciclo de oficinas sobre projetos culturais para artesãos em parceria com o Sebrae
- 11/03/2026 10:46:24 PF e Educação vão implantar Projeto Guardiões da Infância na rede municipal
- 11/03/2026 09:47:24 Profissionais do HFM iniciam ensaios de peça teatral para a Semana da Enfermagem
- 11/03/2026 09:42:26 Brilha Campos em Donana na Baixada Campista
Secretaria de Saúde participa do Comando de Saúde nas Rodovias da PRF nesta quinta
1103 12h28Ciclo de oficinas sobre projetos culturais para artesãos em parceria com o Sebrae
1103 10h46PF e Educação vão implantar Projeto Guardiões da Infância na rede municipal
1103 09h47Profissionais do HFM iniciam ensaios de peça teatral para a Semana da Enfermagem
1103 09h42Brilha Campos em Donana na Baixada Campista
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
5Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
6Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 13, 16 e 18 de fevereiro




















