Notícia no detalhe
Mobilização pela Educação chega a Campos
Melhorar a qualidade da educação, elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e promover a interação entre a escola, família e comunidade. Esses são os objetivos principais do movimento nacional de Mobilização pela Educação que, desde 2008, acontece em várias cidades do país. O evento será realizado nesta quinta (16) e sexta-feira (17) em Campos. O Consultor da Unesco, lotado no gabinete do Ministério da Educação (MEC), professor Sérgio Maia, ministrará oficinas com profissionais da educação e de vários segmentos da sociedade.
Durante os dois dias, o consultor realizará oficinas com o material que está sendo distribuído pelo MEC, a cartilha Acompanhem a Vida Escolar dos Seus Filhos. Segundo Sérgio Maia, a visita dos representantes do MEC nas cidades do país tem a finalidade de estreitar os laços entre a comunidade, escola e estimular as formações de comitês para dar continuidade aos processos de mobilizações pela educação nos diferentes segmentos da sociedade. O movimento de Campos está sendo realizado no auditório Cristina Bastos do Instituto Federal Fluminense (IFF), das 9h às 17h.
- A principal proposta do lançamento deste movimento foi porque o MEC percebeu que o processo da educação não pode ficar centrado nas mãos dos governos e técnicos, mas que a sociedade como um todo também deve ser mobilizada. O movimento foi lançado em 2008 e, atualmente, cerca de 60% das cidades do país estão inseridas nesta mobilização. Nós, do ministério, temos boas expectativas com a cidade de Campos porque o município vem desenvolvendo várias ações concretas, entre elas, a formação de comitês - , relatou.
A secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, informou que, desde o ano passado, o município está empenhado nas mobilizações. “Ano passado, foi formado o comitê Semear. Este ano, vamos dar continuidade ao processo com a formação de outros comitês, mas é de suma importância a participação da sociedade e, principalmente, da família para promover a melhoria da educação”, informou Joilza Rangel.
Participaram da abertura do evento equipes da secretaria, a coordenadora do Programa Nacional de Inclusão de Jovens no município, Regina Pacheco e a coordenadora do Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas), Terezinha Vidal. O vereador Gil Viana, além dos diretores da rede municipal e representantes da sociedade, também participaram do evento.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 19:27:15 Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
- 15/05/2025 18:49:17 Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
- 15/05/2025 18:38:46 Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
- 15/05/2025 18:29:54 Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
- 15/05/2025 16:36:32 Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
Wladimir recebe título de Prefeito Inovador 2025 no Fórum de Cidades Digitais
1505 18h49Policlínica do Servidor: roda de conversa homenageia profissionais da saúde
1505 18h38Hospital Ferreira Machado destaca a atuação essencial dos assistentes sociais
1505 18h29Maio Laranja reúne equipes da FMJI e Desenvolvimento Humano e Social
1505 16h36Prefeitura comemora o Dia do Assistente Social com homenagens nesta quinta
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional