Notícia no detalhe
Emergência em Casa salva vidas no município
A jovem Joana Menezes Batista, 25 anos, mãe do pequeno Ricardo Daniel Alves, de apenas 28 dias, foi atendida várias vezes pela equipe do Programa Emergência em Casa, durante a gestação, e entra na estatística de vidas salvas no município através do atendimento de médicos reguladores do programa.
No período de 2010, a primeira quinzena de maio de 2011, o programa atendeu e resolveu por telefone 11.240 chamadas. Os casos atendidos em casa somam 5.686 e os removidos para Unidade de Saúde, 3.308. As demais ligações representam remoções por outros meios ou não eram chamadas para o 192, mas para outros órgãos como a Defesa Civil e a Polícia Militar.
O programa, implantado em dezembro de 2009, atualmente, tem cobertura em todo município. Segundo o secretário de Saúde, Paulo Hirano, o programa pode ser solicitado pelo número 192. “A ligação é gratuita. O Emergência em Casa foi implantado para atender casos de urgência e emergência, 24h por dia, incluindo sábados, domingos e feriados”, explica.
Atendimento – Joana conta que a última solicitação feita pelo Emergência em Casa foi há dois meses. “Passei a gestação toda, os nove meses, com problema de pressão alta. Perto do meu filho nascer, passei mal, chamei o Emergência em Casa e em menos de 20 minutos a equipe médica já estava aqui em casa. Neste dia, sentia muita dor debaixo da barriga, visão turva e muita dor de cabeça, minha pressão estava 19x8. Além de aferir minha pressão e me dar um medicamento, ele esperaram a medicação fazer efeito para ir embora”.
A dona de casa agradece a atenção da equipe do programa. “Fui atendida mais de uma vez. Quando o Emergência em Casa não vinha, eles enviavam a ambulância do bairro para me atender. Não tenho nada a reclamar, após a implantação do programa, muitas vidas foram salvas”, conta.
A Baixada Campista tem duas bases do programa Emergência em Casa: uma em Baixa Grande, para cobrir as localidades de Donana a Farol de São Tomé e, a outra, em Goitacazes, que assiste os moradores de Goitacazes ao Centro. As demais bases do programa ficam em Travessão, para cobrir a região Norte e Nova Brasília, que absorve a demanda local e dos bairros adjacentes. Há, ainda, dois veículos na Central de Regulação Médica (prédio anexo ao Hospital Geral de Guarus).
Últimas Notícias adicionadas
- 13/03/2026 15:01:57 Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
- 13/03/2026 12:38:31 Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
- 13/03/2026 08:31:59 Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
- 13/03/2026 08:23:05 Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
- 13/03/2026 08:14:17 Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
Feira de adoção e vacinação antirrábica do CCZ sábado e domingo no Partage Campos
1303 12h38Oferta de exame de ecocardiografia pediátrica será ampliada no HGG
1303 08h31Guarda Civil aumenta efetivo nas rodoviárias do município e Jardim São Benedito
1303 08h23Obras do novo Hemocentro Regional de Campos avançam
1303 08h14Parceria com 2ª Cia de Infantaria para implantar Projeto Forças no Esporte
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados
5Jardim, Shopping Popular e Mercado com horários especiais no Carnaval
6Defesa Civil mantém monitoramento do Rio Paraíba do Sul




















