Mais de 600km de estradas beneficiados pelo Programa de Recuperação de Estradas
Estradas com pavimentação em leito natural são cuidadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Já estradas com pavimentação em asfalto são cuidadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura
A Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura e da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, mantém o Programa de Recuperação de Estradas Vicinais em todo interior do município. No início da atual gestão havia trechos de diversas estradas intransitáveis devido ao estado crítico das vias que ficaram por quatro anos abandonadas, sem manutenção. Por meio de parceria com o Governo do Estado, que cedeu máquinas pesadas, já foram recuperados mais de 600km de vias.
Para dar celeridade aos trabalhos de recuperação das estradas foi adotada a seguinte estratégia: As estradas com pavimentação em leito natural são cuidadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, ao passo que as estradas com pavimentação em asfalto são cuidadas pela Secretaria de Obras e Infraestrutura. As máquinas cedidas pelo Governo do Estado são operadas por profissionais das respectivas Secretarias da Prefeitura, bem como as despesas com combustíveis, manutenção, reparos e os materiais utilizados (laterita e bica corrida) para a recuperação da base e sub-base das vias são por conta da Prefeitura.
No momento, estão em obras a recuperação de diversas estradas no interior, com ênfase nas vias que atendem comunidades das regiões agrícolas. De acordo com informações do Diretor de Infraestrutura Rural da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Robson Vieira, foram concluídas recentemente a recuperação de estradas de escoamento da produção nos assentamentos rurais do Incra no município.
“Concluímos na semana passada a recuperação de diversas estradas que cortam as glebas dos assentamentos. Essas estradas são importantes para os agricultores familiares, tanto para a locomoção das pessoas quanto para o escoamento da produção em suas terras. No momento estamos concluindo a recuperação da estrada do Assentamento Antônio Farias, na antiga Fazenda Pau Funcho, no distrito de Ibitioca, onde estamos iniciando outras frentes de recuperação de estradas vicinais, como a que liga a localidade de Pernambuca para a sede do distrito de Ibitioca e a Estrada do Sabiá, que liga Pernambuca à localidade de Caxeta”, detalha Robson Vieira.