Notícia no detalhe
Motofogs: mais uma estratégia para combater a dengue
Campos já conta com mais uma arma no combate à dengue. Trata-se da motofog, uma ferramenta inovadora na aplicação de inseticidas, com sistema de controle de vetores instalado em uma moto. A vantagem deste tipo de equipamento é a acessibilidade em locais que o carro não chega devido ao tamanho do veículo. A Prefeitura adquiriu 8 motofogs.
A nova ferramenta vai complementar o trabalho do carro-fumacê e começa a ser usada nos próximos dias. Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foram treinados nesta quarta-feira (8) para utilizarem o aparelho. De acordo com o diretor do órgão, Cesar Salles, o controle micro processado de vazão do equipamento controla o fluxo em tempo real por meio de injeção eletrônica e maximiza sua eficácia.
Segundo ele, a “moto fumacê” tem baixo custo, pois necessita apenas de um operador e não utiliza combustível exclusivo para acionar o equipamento. “Ao invés de pulverizar o veneno, o aparelho o transforma em fumaça, alcançando um maior raio de ação. Além disso, é um veículo ecologicamente correto, pois a emissão de CO2 da moto é 70% menor do que no carro”, explica o diretor.
O secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, destaca que as motofogs armazenam 25 litros de inseticida e óleo mineral em um reservatório na traseira, possuindo também dois baús laterais que guardam equipamentos de proteção individual e acessórios do veículo. “Com mais essa medida, a prefeitura mostra que está fazendo sua parte na luta contra a dengue. Mas é preciso que a população também faça a sua, tomando todos os procedimentos necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue”, lembra.
LIRAa – De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Marcelo Duarte, o atual índice de infestação predial do município é ainda menor do que havia divulgado o órgão na última segunda-feira (6). O índice correto, com base no 3º Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes aegypti (LIRAa) é de 1,6% e não 1,9%.
Segundo ele, o sistema de Informações apresentou problemas durante o envio de dados para a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). “O 3º LIRAa foi realizado entre os dias 30 de maio e 3 de junho, em parceria com a Sesdec. O levantamento feito em março apontou índice de 4,3% de infestação, mas graças às ações de bloqueio da Prefeitura, o resultado foi menor este mês”, afirmou Marcelo.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/08/2025 18:04:43 Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
- 02/08/2025 17:49:43 Prefeitura em Ação: Obras da Escola Maria Cordeiro Borges entregues à população
- 02/08/2025 16:03:18 Wladimir participa do Prefeitura em Ação e inaugura obras da escola de Rio Preto
- 02/08/2025 14:04:36 Saúde leva informação, prevenção e cuidado à população no Prefeitura em Ação
- 02/08/2025 13:42:18 Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
0208 17h49Prefeitura em Ação: Obras da Escola Maria Cordeiro Borges entregues à população
0208 16h03Wladimir participa do Prefeitura em Ação e inaugura obras da escola de Rio Preto
0208 14h04Saúde leva informação, prevenção e cuidado à população no Prefeitura em Ação
0208 13h42Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
2373ª Festa do Santíssimo Salvador terá shows de Vitinho e Joanna
3Secretaria de Administração e CIDAC desenvolvem site exclusivo para licitações
4Criança Feliz: Prefeitura divulga novo calendário do Processo Seletivo
5Logística da 373ª Festa do Santíssimo Salvador debatida em reunião
6Qualificação e Emprego abre 29 vagas para motoristas em diversas áreas