Notícia no detalhe
Motofogs: mais uma estratégia para combater a dengue
Campos já conta com mais uma arma no combate à dengue. Trata-se da motofog, uma ferramenta inovadora na aplicação de inseticidas, com sistema de controle de vetores instalado em uma moto. A vantagem deste tipo de equipamento é a acessibilidade em locais que o carro não chega devido ao tamanho do veículo. A Prefeitura adquiriu 8 motofogs.
A nova ferramenta vai complementar o trabalho do carro-fumacê e começa a ser usada nos próximos dias. Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) foram treinados nesta quarta-feira (8) para utilizarem o aparelho. De acordo com o diretor do órgão, Cesar Salles, o controle micro processado de vazão do equipamento controla o fluxo em tempo real por meio de injeção eletrônica e maximiza sua eficácia.
Segundo ele, a “moto fumacê” tem baixo custo, pois necessita apenas de um operador e não utiliza combustível exclusivo para acionar o equipamento. “Ao invés de pulverizar o veneno, o aparelho o transforma em fumaça, alcançando um maior raio de ação. Além disso, é um veículo ecologicamente correto, pois a emissão de CO2 da moto é 70% menor do que no carro”, explica o diretor.
O secretário Municipal de Saúde, Paulo Hirano, destaca que as motofogs armazenam 25 litros de inseticida e óleo mineral em um reservatório na traseira, possuindo também dois baús laterais que guardam equipamentos de proteção individual e acessórios do veículo. “Com mais essa medida, a prefeitura mostra que está fazendo sua parte na luta contra a dengue. Mas é preciso que a população também faça a sua, tomando todos os procedimentos necessários para evitar a proliferação do mosquito da dengue”, lembra.
LIRAa – De acordo com o coordenador do Programa de Controle da Dengue, Marcelo Duarte, o atual índice de infestação predial do município é ainda menor do que havia divulgado o órgão na última segunda-feira (6). O índice correto, com base no 3º Levantamento do Índice Rápido de Infestação do Mosquito Aedes aegypti (LIRAa) é de 1,6% e não 1,9%.
Segundo ele, o sistema de Informações apresentou problemas durante o envio de dados para a Secretaria estadual de Saúde e Defesa Civil (Sesdec). “O 3º LIRAa foi realizado entre os dias 30 de maio e 3 de junho, em parceria com a Sesdec. O levantamento feito em março apontou índice de 4,3% de infestação, mas graças às ações de bloqueio da Prefeitura, o resultado foi menor este mês”, afirmou Marcelo.
Últimas Notícias adicionadas
- 26/05/2026 09:03:39 O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
- 26/05/2026 08:46:37 Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
- 26/05/2026 08:12:14 Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
- 26/05/2026 08:04:12 Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
- 25/05/2026 19:42:45 Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
O empurrão que faltava: conheça o “Fundecam Empreendedor”, para pequenos negócios
2605 08h46Idosos e mulheres terão atendimentos especiais no Prefeitura em Ação de Ururaí
2605 08h12Campos representada no 11º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação
2605 08h04Projeto “Conhecendo o Escritório Social” será realizado na Universo nesta quinta
2505 19h42Creche Escola Parque Imperial ganha nova sede e amplia capacidade de atendimento
Gabaritos das provas do concurso para Educação de Campos são liberados
2Ponte Barcelos Martins: Saque-Calamidade liberado para trabalhadores de Guarus
3Consulplan divulga resultado preliminar da prova objetiva do concurso da Educação
4Provas do concurso público da educação de Campos aplicadas neste domingo
5Inscrições online para processo seletivo da Assistência Social já estão abertas
6Concurso da Educação tem grande adesão e reforça confiança na rede pública





















