Notícia no detalhe
Casas que fomentam a cultura em toda a cidade
Além de ser uma cidade histórica, Campos faz questão de preservar as diversas maneira de expressar e valorizar a cultura local. Prova disso são as Casas de Cultura que a cidade possui, as duas instaladas em uma estação de trem que não está mais em funcionamento. Uma delas é a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, localizada no distrito de Goytacazes, criada há 20 anos, em homenagem ao escritor campista José Cândido de Carvalho. A outra fica no distrito de Conselheiro Josino, onde a Casa de Cultura Poeta Antônio Silva possui sede.
- Assim que a Prefeita Rosinha Garotinho assumiu o poder executivo, ela procurou cumprir suas propostas de governo e, uma delas, foi criar o Departamento de Casa de Cultura, objetivando descentralizar as ações culturais realizadas pela Fundação Culturall Jornalista Osvaldo Lima e, ainda, difundir, com mais eficácia, os projetos realizados por este setor nas casas. A idéia é criar mais Casas de Cultura em outras localidades, sempre em uma estação de trem - informou o Diretor do Departamento de Casa de Cultura, Wilson Heidenfelder.
Segundo Wilson, em cada uma das Casas existe uma pequena biblioteca, com livros, desde à literatura clássica à juvenil, além de um salão multifuncional para exposições e para o desenvolvimento de projetos criados pela fundação. Os livros ficam à disposição da população para empréstimos gratuitos. Entre os projetos desenvolvidos nas casas, está o “Arte na estação”, que tem a finalidade de valorizar os artistas locais, além do “Cinema na Estação”, em que filmes nacionais são levados para as comunidades. No projeto “Café com broa e poesia”, é um café literário no qual os animadores culturais abordam e interpretam a vida de autores e músicos da região.
- Temos ainda aulas de artesanato no projeto “Mãos que Criam e Recriam”, com professores que ensinam os moradores a confecção de bordado, crochê, bolsas, corte e costura e pintura. O papel das Casas de Cultura é o de tornar um referencial para a população, primar pelas pessoas que não estão no eixo da cidade. Quando se tem um ambiente propício, há oportunidade de levar cultura, teatro e aproximar a cultura. A nossa intenção é criar outras Casas de Cultura nas localidades e atender às solicitações de todos”, destacou o diretor Wilson.
As Casas de Cultura funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Em dias que são realizados projetos, as programações acontecem até às 20h.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/08/2025 18:04:43 Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
- 02/08/2025 17:49:43 Prefeitura em Ação: Obras da Escola Maria Cordeiro Borges entregues à população
- 02/08/2025 16:03:18 Wladimir participa do Prefeitura em Ação e inaugura obras da escola de Rio Preto
- 02/08/2025 14:04:36 Saúde leva informação, prevenção e cuidado à população no Prefeitura em Ação
- 02/08/2025 13:42:18 Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
Montagem do palco principal da 373ª Festa do Santíssimo Salvador é iniciada
0208 17h49Prefeitura em Ação: Obras da Escola Maria Cordeiro Borges entregues à população
0208 16h03Wladimir participa do Prefeitura em Ação e inaugura obras da escola de Rio Preto
0208 14h04Saúde leva informação, prevenção e cuidado à população no Prefeitura em Ação
0208 13h42Festa do Santíssimo Salvador: 34° Festival da Coesa começa neste domingo
Concurso público para Educação: cerca de mil vagas para professor
2373ª Festa do Santíssimo Salvador terá shows de Vitinho e Joanna
3Secretaria de Administração e CIDAC desenvolvem site exclusivo para licitações
4Criança Feliz: Prefeitura divulga novo calendário do Processo Seletivo
5Logística da 373ª Festa do Santíssimo Salvador debatida em reunião
6Qualificação e Emprego abre 29 vagas para motoristas em diversas áreas