Notícia no detalhe
Casas que fomentam a cultura em toda a cidade
Além de ser uma cidade histórica, Campos faz questão de preservar as diversas maneira de expressar e valorizar a cultura local. Prova disso são as Casas de Cultura que a cidade possui, as duas instaladas em uma estação de trem que não está mais em funcionamento. Uma delas é a Casa de Cultura José Cândido de Carvalho, localizada no distrito de Goytacazes, criada há 20 anos, em homenagem ao escritor campista José Cândido de Carvalho. A outra fica no distrito de Conselheiro Josino, onde a Casa de Cultura Poeta Antônio Silva possui sede.
- Assim que a Prefeita Rosinha Garotinho assumiu o poder executivo, ela procurou cumprir suas propostas de governo e, uma delas, foi criar o Departamento de Casa de Cultura, objetivando descentralizar as ações culturais realizadas pela Fundação Culturall Jornalista Osvaldo Lima e, ainda, difundir, com mais eficácia, os projetos realizados por este setor nas casas. A idéia é criar mais Casas de Cultura em outras localidades, sempre em uma estação de trem - informou o Diretor do Departamento de Casa de Cultura, Wilson Heidenfelder.
Segundo Wilson, em cada uma das Casas existe uma pequena biblioteca, com livros, desde à literatura clássica à juvenil, além de um salão multifuncional para exposições e para o desenvolvimento de projetos criados pela fundação. Os livros ficam à disposição da população para empréstimos gratuitos. Entre os projetos desenvolvidos nas casas, está o “Arte na estação”, que tem a finalidade de valorizar os artistas locais, além do “Cinema na Estação”, em que filmes nacionais são levados para as comunidades. No projeto “Café com broa e poesia”, é um café literário no qual os animadores culturais abordam e interpretam a vida de autores e músicos da região.
- Temos ainda aulas de artesanato no projeto “Mãos que Criam e Recriam”, com professores que ensinam os moradores a confecção de bordado, crochê, bolsas, corte e costura e pintura. O papel das Casas de Cultura é o de tornar um referencial para a população, primar pelas pessoas que não estão no eixo da cidade. Quando se tem um ambiente propício, há oportunidade de levar cultura, teatro e aproximar a cultura. A nossa intenção é criar outras Casas de Cultura nas localidades e atender às solicitações de todos”, destacou o diretor Wilson.
As Casas de Cultura funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. Em dias que são realizados projetos, as programações acontecem até às 20h.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa