O Centro de Referência e Tratamento da Mulher (CRTM), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fechou o mês de janeiro com inúmeros atendimentos prestados à população. Dentre os serviços, destaca-se o número de pré-natal de alto risco, com 365 acompanhamentos em um único mês.
Número expressivo também para exames de ultrassonografia, desde abdominal total, mama e transvaginal, onde em um mês, foram 1.249 procedimentos. Já de preventivo (Papanicolau), principal exame para detecção precoce do câncer de colo uterino, foram realizados cerca de 200.
O CRTM também contabilizou 765 consultas ginecológicas; 151 atendimentos em enfermagem; 9 revisões pós parto; 378 acompanhamentos pelo serviço social e outros 112 por psicólogo, para o Planejamento Familiar, que compõe encaminhamento para a laqueadura, vasectomia e uso do Dispositivo Intrauterino (DIU); 6 colocação de DIU e 46 consultas urológicas para a vasectomia.
“Aqui, nós cuidamos das pessoas, como preconiza o prefeito Wladimir Garotinho e o vice-prefeito Frederico Paes, mas, principalmente, das mulheres, com políticas públicas de saúde voltadas ao público feminino. O Centro da Mulher oferece diversos atendimentos nas áreas de mastologia, obstetrícia, planejamento familiar, nutricionista, entre outras especialidades”, pontuou a diretora do CRTM, Alessandra Crespo Rosa.
Moradora do Parque Tarcísio Miranda, a cuidadora Simone da Silva Couto, 64 anos, foi ao Centro de Referência e Tratamento à Mulher para apanhar o resultado da sua mamografia. Cuidando sempre da saúde, ela disse que faz exames periodicamente e não encontra dificuldades.
“Achei bem rápido, desde a entrada no pedido do exame até o dia da marcação. Não deixo de fazer e de cuidar da minha saúde”, disse a cuidadora que desde os 18 anos faz tratamento no CRTM.
O CRTM fica localizado na Rua Gil de Góis, número 126, Centro, próximo à Secretaria de Saúde. Funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h.