Notícia no detalhe
Fisioterapia também nas Unidades Básicas de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Fisioterapia, oferece em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atendimento de fisioterapia. Desse total, as cinco unidades que funcionam em caráter de 12 horas, no Parque Eldorado, Santa Rosa, IPS, Parque Prazeres e Jóquei Clube, fazem atendimento domiciliar.
Segundo o coordenador de Fisioterapia da secretaria, César Knifis Filho, ao todo são ofertados 14 programas especiais com atuação do fisioterapeuta. “Temos atendimento no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA 1 e 2), Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar), Centro de Doença de Alzheimer e Parkinson, entre outros, onde a população pode encontrar fisioterapia respiratória para terceira idade”, lembra.
Criado na atual gestão municipal, a Coordenação de Fisioterapia registrou no ano de 2009 um total de 154.222 atendimentos, enquanto em 2010 esse número chegou a 195.455. César lembra que as UBSs vão receber, em breve, equipamentos especializados. “Vamos receber aparelhos de ultra-som, laser, alteres, caneleira, entre outros. Esse material vai qualificar ainda o atendimento na rede”.
Beneficiada com o tratamento há pelo menos um ano, a técnica de Enfermagem, Rosemari Siqueira Pereira, trata o problema na coluna com a fisioterapia ofertada na UBS do bairro IPS. “As sessões melhoram e muito o meu problema na coluna. Duas vezes na semana, por uma hora, faço o tratamento com as profissionais que utilizam aparelhos, como ultra-som, aparelho infra-vermelho, alongamento e outros”, explica. A unidade atende, em média, 20 pacientes de fisioterapia por dia.
Paralelo ao atendimento oferecido nas UBSs, o Hospital Geral de Guarus (HGG) tem a Unidade de Métodos Especiais/Reabilitação como única referência em todo Norte e Noroeste Fluminense. No espaço, o paciente com alta complexidade, encontra atendimento especializado e avançado. Segundo o coordenador da unidade Marcelo Fernandes, assim que chega, o paciente passa por uma triagem para avaliação com equipe multidisciplinar e, se preciso, ele é encaminhado ao tratamento.
- Realizamos, em média, 170 atendimentos/mês. Atende-mos pacientes amputados, com AVC, cadeirantes. Quando necessário, fazemos a prescrição de órtese e prótese, mas em breve, com perspectiva para o segundo semestre, vamos passar a fazer essa dispensa do HGG mesmo. O processo já está em andamento, a partir daí, nossa meta, é ofertar a órtese e prótese num prazo de 60 dias - disse o coordenador.
Qualificação - Nos últimos dias 20 e 21 a Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na Faculdade de Medicina de Campos, o 1º Curso de Fisioterapia, com o tema “Terapia Manual do Camplexo Articular do Ombro”, reunindo cerca de 70 profissionais da rede.
Últimas Notícias adicionadas
- 18/05/2025 16:43:07 IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
- 18/05/2025 12:38:40 Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
- 18/05/2025 08:53:40 Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
- 18/05/2025 08:45:14 Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
- 17/05/2025 16:41:31 Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
IMTT divulga itinerário da terceira semana de testes do ônibus elétrico
1805 12h38Humor criativo de Paulinho Serra diverte plateia do Teatro Trianon
1805 08h53Polo do Café do Trabalhador do Centro passa a funcionar em Goitacazes
1805 08h45Administração libera na segunda resultados de recursos de Avaliação Funcional
1705 16h41Secretaria de Administração promove capacitação em Primeiros Socorros
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Cia. Vocal Musicanto apresenta “Sonhos”, neste final de semana, no Teatro de Bolso
5Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional
6Nova data: Rock Goitacá 2025 transferido para os dias 24 e 25 no Cais da Lapa