Notícia no detalhe
Campos no Dia Mundial sem Tabaco
Acompanhada das gêmeas Mariah e Marian da Costa Renne, de dois anos, a diarista Ana Maria da Costa Leite Lemos Renne, 31, tentou, mas não conseguiu passar pela avaliação respiratória realizada na manhã desta terça-feira (31) no estande montado pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo na entrada da sede da Secretaria Municipal de Saúde.
Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, uma equipe multiprofissional está oferecendo, até as 17h, diferentes serviços e cadastrando fumantes como Ana Maria para participar do programa, que atende, atualmente, cerca de 125 pacientes. “Nosso objetivo principal é, não somente, estar orientando as pessoas quanto os malefícios do cigarro, mas também inserindo os interessados no Programa Municipal de Controle do Tabagismo”, explicou a coordenadora do programa, Carla Damasceno.
Psicólogo, fisioterapeuta, professor de Educação Física, enfermeiros e médico estão atendendo no estande, realizando aferição de pressão arterial e taxa de glicose, teste de Fagerstom – avalição do grau de dependência e exercícios para avaliação respiratória. Além do atendimento, folderes estão sendo distribuídos aos que passam pelo local.
Fumante há 13 anos, Ana Maria foi uma das interessadas a buscar ajuda para deixar o cigarro. Preocupada com a saúde das filhas, a diarista não perdeu a oportunidade e se dirigiu ao estande depois da consulta médica das meninas, que sofrem com doenças respiratórias. Já cadastrada no programa, ela aguarda apenas ser chamada para iniciar o tratamento.
- Depois da avaliação, eu vi o quanto estou péssima! Eu reconheço que preciso de ajuda, porque já tentei de tudo para parar de fumar definitivamente. Infelizmente, não consegui e fico muito preocupada, porque acredito que o problema de bronquite das minhas filhas é causado pelo meu cigarro. Pelos meus filhos é que preciso parar - , desabafou a mãe.
As tentativas também foram várias para o assistente administrativo Adenil de Souza Júnior, 29. Fumando há cinco anos, ele já conseguiu passar um Carnaval sem a companhia do cigarro, apresentado a ele por amigos. Mas esse foi o tempo máximo de abstinência de nicotina. Com casos de hipertensão na família e com dificuldades para realizar tarefas simples, como uma breve corrida, ele se cadastrou no programa. “Agora, estou apenas aguardando começar o tratamento. Eu tenho vontade de parar de fumar, mas vem o nervosismo e aí eu fumo”, lamentou.
Programa – O Programa Municipal de Controle do Tabagismo é realizado na sede da secretaria municipal de Saúde. Durante um ano, grupos de até 25 pacientes são acompanhados por profissionais, como médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. Durante o tratamento, pautado em procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os pacientes utilizam adesivos de nicotina, assistem a palestras e participam de encontros.
- É um tratamento terapêutico em grupo, que é iniciado com o uso dos adesivos por seis semanas. No primeiro mês de tratamento, os pacientes participam de encontros realizados aqui na sede do programa uma vez por semana e, depois, no mês seguinte, os intervalos das reuniões aumentam para a cada 15 dias - , informou a coordenadora.
Últimas Notícias adicionadas
- 12/10/2025 10:52:23 Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
- 12/10/2025 10:34:12 Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
- 12/10/2025 09:27:45 Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
- 11/10/2025 20:46:21 Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
- 11/10/2025 17:04:40 Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Estudo destaca Campos pelo dinamismo econômico na região
1210 10h34Outubro Rosa no Clube da Terceira Idade leva conscientização e entretenimento
1210 09h27Inscrições para o 3º Baile de Debutantes começam nesta quarta-feira
1110 20h46Hospital São José comemora o Dia das Crianças com entrega de doces
1110 17h04Dia das Crianças: Secretaria de Educação promove festa para toda a família
Servidores municipais poderão consultar abono salarial a partir de 5 de outubro
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3CCZ realiza Dia D da vacinação antirrábica neste sábado com 80 postos de imunização
4Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeitura abre curso para empreendedores que queiram fornecer para o município