Notícia no detalhe
Campos no Dia Mundial sem Tabaco
Acompanhada das gêmeas Mariah e Marian da Costa Renne, de dois anos, a diarista Ana Maria da Costa Leite Lemos Renne, 31, tentou, mas não conseguiu passar pela avaliação respiratória realizada na manhã desta terça-feira (31) no estande montado pelo Programa Municipal de Controle do Tabagismo na entrada da sede da Secretaria Municipal de Saúde.
Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, uma equipe multiprofissional está oferecendo, até as 17h, diferentes serviços e cadastrando fumantes como Ana Maria para participar do programa, que atende, atualmente, cerca de 125 pacientes. “Nosso objetivo principal é, não somente, estar orientando as pessoas quanto os malefícios do cigarro, mas também inserindo os interessados no Programa Municipal de Controle do Tabagismo”, explicou a coordenadora do programa, Carla Damasceno.
Psicólogo, fisioterapeuta, professor de Educação Física, enfermeiros e médico estão atendendo no estande, realizando aferição de pressão arterial e taxa de glicose, teste de Fagerstom – avalição do grau de dependência e exercícios para avaliação respiratória. Além do atendimento, folderes estão sendo distribuídos aos que passam pelo local.
Fumante há 13 anos, Ana Maria foi uma das interessadas a buscar ajuda para deixar o cigarro. Preocupada com a saúde das filhas, a diarista não perdeu a oportunidade e se dirigiu ao estande depois da consulta médica das meninas, que sofrem com doenças respiratórias. Já cadastrada no programa, ela aguarda apenas ser chamada para iniciar o tratamento.
- Depois da avaliação, eu vi o quanto estou péssima! Eu reconheço que preciso de ajuda, porque já tentei de tudo para parar de fumar definitivamente. Infelizmente, não consegui e fico muito preocupada, porque acredito que o problema de bronquite das minhas filhas é causado pelo meu cigarro. Pelos meus filhos é que preciso parar - , desabafou a mãe.
As tentativas também foram várias para o assistente administrativo Adenil de Souza Júnior, 29. Fumando há cinco anos, ele já conseguiu passar um Carnaval sem a companhia do cigarro, apresentado a ele por amigos. Mas esse foi o tempo máximo de abstinência de nicotina. Com casos de hipertensão na família e com dificuldades para realizar tarefas simples, como uma breve corrida, ele se cadastrou no programa. “Agora, estou apenas aguardando começar o tratamento. Eu tenho vontade de parar de fumar, mas vem o nervosismo e aí eu fumo”, lamentou.
Programa – O Programa Municipal de Controle do Tabagismo é realizado na sede da secretaria municipal de Saúde. Durante um ano, grupos de até 25 pacientes são acompanhados por profissionais, como médico, enfermeiro, psicólogo e assistente social. Durante o tratamento, pautado em procedimentos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, os pacientes utilizam adesivos de nicotina, assistem a palestras e participam de encontros.
- É um tratamento terapêutico em grupo, que é iniciado com o uso dos adesivos por seis semanas. No primeiro mês de tratamento, os pacientes participam de encontros realizados aqui na sede do programa uma vez por semana e, depois, no mês seguinte, os intervalos das reuniões aumentam para a cada 15 dias - , informou a coordenadora.
Últimas Notícias adicionadas
- 02/05/2026 08:01:04 FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
- 01/05/2026 19:04:35 Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
- 01/05/2026 19:03:06 Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
- 01/05/2026 12:30:48 Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
- 01/05/2026 10:05:19 Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
FMS amplia rede com centro de especialidades odontológicas e Caope no São José
0105 19h04Consultório na Rua promove Semana de Vacinação em instituições de acolhimento
0105 19h03Farol de São Tomé recebe competição de surf neste fim de semana
0105 12h30Estacionamento da Secretaria de Turismo é ponto de troca de figurinhas da Copa
0105 10h05Entre o tempo e o começo: histórias que constroem o serviço público
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















